Banca de QUALIFICAÇÃO: SILENE TRÓPICO E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILENE TRÓPICO E SILVA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Sala Google Meet (On-line)

CRIATIVIDADE, INTERATIVIDADE E MOTIVAÇÃO AUTODETERMINADA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DE ARTE/MÚSICA

Ensino Médio. Educação Musical. Criatividade. Interatividade. Motivação Autodeterminada.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Na realização da presente tese busca-se por um novo modo de olhar o estudante de ensino médio, de olhar para o conhecimento e sociocognição em música, de olhar para o ambiente de ensino como um lugar de possível curadoria e mediação cultural com criatividade, interatividade e motivação autodeterminada. Assim, ensinando, aprendendo e avaliando o professor acredita conseguir desenvolver no estudante, atitudes mais autônomas e volitivas, de atenção, prontidão, endossamento de ideias capazes de potenciar sua boa vontade e sentimento de querer fazer parte e pertencer a um grupo. O objetivo geral da pesquisadora será examinar as contribuições do conhecimento e sociocognição em arte/música permeado e intermediado por criatividade, interatividade e motivação autodeterminada para aprender arte/música no ensino médio. Os objetivos específicos visam: subsidiar ações teóricas e práticas e sistematizar uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem e avaliação em arte; motivar o estudante a autodeterminação durante o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático em arte/música com o encaminhamento de uma pesquisa-ação. A metodologia consta de estudo bibliográfico, documental e uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, caráter interpretativo, com abordagem contemporânea, ativa, participativa e colaborativa. Espera-se com seu desenvolvimento apreender as diferentes concepções, percepções e pontos de vista da professora, do estudante e da realidade de ensino-aprendizagem e avaliação em arte/música. Para tanto, se vislumbra compreender como a criatividade, interatividade e a motivação autodeterminada descrevem o estilo motivacional da professora, bem como explorar como o estudante descreve sua motivação para aprender arte/música no ensino médio. Serão participantes da pesquisa a professora de arte/música e 130 jovens matriculados na primeira série do ensino médio regular, no Sistema Educacional Interativo−SEI, pertencentes a Secretaria de Educação do Estado do Pará−SEDUC-PA. A pesquisa tem como primeiro instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, aplicado antes e depois da intervenção num único tempo e, como segundo instrumento a filmagem e fotografia das ações do estudante, bem como consta de gravação de áudio e anotações no diário de bordo com impressões da pesquisadora. Da análise qualitativa dos dados serão os resultados expostos em gráficos, tabelas e na forma dissertativa, sendo esperado que seu desenvolvimento mobilize a realização de mais pesquisas, inspire a prática pedagógica de outros professores ajudando-os a amenizar as dificuldades de aprendizagem vivenciadas por estudantes do ensino médio. Além disso, busca-se incentivar o estudante transitar para outras possibilidades de vivência e experiência estética musical em espaços únicos e diversificados de criação para aprimorar sua reflexão e criticidade em arte/música.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 2346299 - GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO
Externo ao Programa - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO