Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINÁ MARIA MAGALHÃES FAÇANHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINÁ MARIA MAGALHÃES FAÇANHA
DATA: 20/07/2021
LOCAL: Meet

INSTITUTO ARRAIAL DO PAVULAGEM: uma performance musical contemporânea

Arraial do Pavulagem, Transmissão Musical, Prática Musical

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Nesta pesquisa detive meu olhar às práticas de transmissão musical no contexto do Instituto Arraial do Pavulagem - IAPav, no qual ingressei como brincante, no ano de 2012 e, posteriormente, como brincante-pesquisadora, no ano de 2018. Ao ressignificar minha presença e meu olhar nesse lugar, pude perceber que as maneiras de transmitir os elementos culturais desta prática musical são diversas. Nas atividades das oficinas e ensaios de preparação para os arrastões (cortejos de rua), que desembocam como um rio nas ruas de Belém-PA, é possível destacar a forma que uma comunidade de prática transmite seus saberes e constroem – em determinada leitura – um processo de educação musical (sudaca), que compreendo como importante oportunidade para discutir formas “outras” de aprender e ensinar música na e a partir da América Latina. Assim, esta investigação se pautou na problemática: como ocorre a transmissão de saberes musicais no Instituto Arraial do Pavulagem, considerando sua influência na construção de uma performance musical contemporânea. Outrossim, de que formas esses modos de aprender e ensinar música podem contribuir para decolonizar a formação musical? Investigar a transmissão de saberes musicais no Instituto Arraial do Pavulagem, considerando sua influência na construção de uma performance musical contemporânea, destacando as formas que esses modos de aprender e ensinar música contribuem para decolonizar a formação musical constitui o objetivo geral desta pesquisa. Especificamente: fornecer informações contextualizadas sobre a prática musical do Instituto Arraial do Pavulagem a partir de uma abordagem dialógica com os agentes sociais e de narrativas visuais autorais coletivas; etnografar a prática musical do Instituto Arraial do Pavulagem, verificando de que forma o espaço das oficinas de música, ensaios e arrastões constroem redes de sociabilidade a partir do engajamento das pessoas na apreensão de saberes musicais; e, por fim, averiguar os modos de aprender e ensinar música no Instituto Arraial do Pavulagem apontando quais influências constituem os aspectos “pedagógicos” da transmissão musical. A tese se constitui em uma etnografia da música que foi bipartida em dois momentos: um pré-pandemia e um momento durante a pandemia da COVID-19. Uma fissura que possibilitou a realização de uma parte da pesquisa de campo presencialmente nas atividades do Instituto Arraial do Pavulagem, no ano de 2018 e 2019, com uma vasta coleta de arquivos audiovisuais. Durante a pandemia a pesquisa de campo foi realizada de maneira virtual a partir do engajamento da comunidade nas mídias sociais do IAPav e nas lives do Arraial do Futuro que adequou os cortejos de rua ao virtual devido o distanciamento social necessário durante a pandemia da Covid-19. Nesse período coletei informações nas redes sociais do IAPav, com destaque às manifestações de brincantes nesses espaços cibernéticos onde trocavam afetos e angústia durante esse momento de crise sanitária. A tese é organizada – além da introdução, considerações e anexos – em duas partes: Parte I: Uma Performance Musical Contemporânea? e Parte II: “Identidade” e Pertencimento Cultural?. A pesquisa é cunhada nas áreas da Etnomusicologia e da Educação Musical, dialogando, especialmente, com a Antropologia, a História e a Sociologia. O campo teórico se baseia nos conceitos de prática musical (CHADA, 2007; SMALL, 1998), nos estudos da performance (SCHECHNER, 2003 ), da performance musical contemporânea (RIBEIRO, 2017), da transmissão musical (LUCAS et al, 2003; QUEIROZ, 2005; PRASS, 1998; ARROYO, 1999; KAWHAGE, 2018, ROTHE-NEVES, 2020, TANAKA, 2012), comunidade de prática e tranversalizada em sua práxis a partir dos estudos pós-coloniais (SANTOS, 2010a; 2010b; 2019; MIGNOLO, 2020; KILOMBA, 2020; QUIJANO, 2010, FANON, 2019; CÉSARIE, 2020).

Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Interno - 1475503 - LILIAM CRISTINA BARROS COHEN
Externo à Instituição - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ