Banca de DEFESA: MARIA ISABEL DOS ANJOS VEIGA RABELO

DATA: 29/01/2021
LOCAL: Endereço virtual

O ARCO DO TOQUE: UM PROCEDIMENTO PSICOFÍSICO INTEGRADO À FORMAÇÃO DO VIOLINISTA

Performance Musical. Ensino Instrumental. Domínio Psicofísico. Tetraedro.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

A formação de um músico profissional consiste em diversos fatores que são ensinados de acordo com a condição técnica e artística. Um desses fatores demarca um momento ocorrente na transmissão pela comunicação e expressão musical ao espectador, tornando-se, via de regra, o produto final da consolidação do ensino instrumental naquilo que se pode denominar apresentação ao vivo, presencial, do musicista, isto é, seu desempenho em frente ao(s) espectador(es). A prática de apresentações revela um aspecto crucial na compleição formativa do músico. Observando este momento sensível de compartilhamento de experiências, mais das vezes olvidado nos currículos de ensino musical, esta pesquisa propõe uma teoria para a preparação do músico. Os ditames de investigação se deram junto a estudantes do curso de Bacharelado em Música de Belém do Pará, realizado no Conservatório Estadual Carlos Gomes, averiguando a organização e preparo para obtenção de um nível satisfatório na performance musical e aferindo o domínio psicofísico dos instrumentistas durante e após as apresentações, e desenvolvendo princípios recorrentes. Para isto, foram realizadas pesquisas de campo com apresentações do projeto de pesquisa, entrevistas e observação de aulas com a turma de violino de diferentes semestres. Com a contribuição da modalidade de estágio do Programa de Pós-Graduação em Artes, foi possível obter a convivência com os estudantes, durante as aulas, e diagnosticar o comportamento das habilidades canalizadas para uma apresentação e as interferências no palco. Logo, foi possível refletir sobre as membranas que dão suporte ao violinista, direcionando suas competências e habilidades para uma teoria que é sintetizada na figura de um Tetraedro. Esta figura tem embasamento em técnicas das artes cênicas que apresentam uma reflexão sobre o estado do performer, permitindo um maior desenvolvimento no palco. Como questão norteadora, tem-se o questionamento sobre a necessidade de um preparo do violinista, habilitando-o ao domínio psicofísico durante a apresentação em cena, conforme o aporte teórico de autores como David Roland (2001), Sonia Ray (2005), Barry Grenn (1987) e Eugenio Barba (1991).

Presidente - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo à Instituição - LIA BRAGA VIEIRA
Externo à Instituição - SONIA MARTA RODRIGUES RAYMUNDO