Banca de DEFESA: AILZON GONCALVES RODRIGUES

DISCENTE: AILZON GONCALVES RODRIGUES
DATA: 29/01/2021
LOCAL: on- line

ENTRE A DOCÊNCIA E O FAZER ARTÍSTICO EM ARTES VISUAIS: A atuação de seis professores-artistas na educação básica de Belém e Ananindeua

Professor-artista. Professor de Arte. Prática docente. Fazer artístico. Artes Visuais

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

A partir do entendimento do professor-artista como um profissional híbrido que tem suas ações transitando entre ser professor e ser artista. E de como a relação dialógica dessas atividades traz benefícios que, muitas vezes, podem ser suprimidos diante das obrigações relacionadas ao ensino de Arte. Buscou-se na atuação deste profissional razões para evitar seu distanciamento na Arte e conciliar o fazer artístico com as práticas pedagógicas em escolas da educação básica nos municípios de Belém e Ananindeua. Sendo assim, a pesquisa objetivou compreender as maneiras que se desenvolvem a relação entre as práticas pedagógicas do professor-artista na educação básica e as produções artísticas. Além de analisar as vantagens proporcionadas pela interação dessas atividades e os métodos utilizados para realização dessa conciliação. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativa, utilizou como ferramentas de coleta de dados a entrevista semiestrutura com seis docentes da educação básica de Arte e a observação participante em sala de aula. Para isso, determinou-se que os profissionais a serem investigados deveriam possuir algumas características, como a graduação em licenciatura em Artes Visuais ou Educação Artística, estar trabalhando na educação básica, independentemente dos níveis de experiências com ensino de Arte e desenvolver trabalhos e/ou experimentações artísticas, não importando as modalidades ou finalidade com o mercado da arte. Os professores, sob indicação, seriam previamente investigados por meio do Currículo Lattes antes de contactá-los, o que permitiria saber mais a respeito da formação desses profissionais, seus históricos de atuação docente e artística. Deste modo, os resultados constataram o quanto as experiências estéticas e artísticas são fundamentais para esses profissionais, as quais buscam mantê-las ativas, seja em atividades paralelas ou na construção de ações pedagógicas de modo que possam integrar em conjunto, os processos de ensino-aprendizagem em Arte. Embora esta relação não tenha se mostrado tão evidente nas atividades em sala de aula e não conte com o apoio da escola, nas observações realizadas não se apresentou continuamente presente. Assim, compreendeu-se que o fazer artístico e a docência são atividades inerentes ao professor-artista. Por essa razão, mesmo diante das dificuldades de diversas ordens presentes na educação básica, este profissional buscará maneiras para coexistência desses processos em harmonia, e se retroalimentando continuamente.

Presidente - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Interno - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Externo ao Programa - 2178211 - ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA
Externo ao Programa - 2152971 - ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHAES