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Banca de DEFESA: MARIA JUCILENE SILVA GUIDA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JUCILENE SILVA GUIDA DE SOUSA
DATA: 27/11/2020
HORA: 13:00
LOCAL: YouTube
TÍTULO:

ARTE-EDUCAÇÃO EM PSICOLOGIA: A Educação Musical no tratamento de pessoas com depressão e/ou ansiedade


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras- Chaves: Psicologia; Educação; Música; Transtornos Mentais


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

O propósito deste trabalho se constitui na reflexão de que Arte-educação e Psicologia podem ser aliadas no processo de explicação de um determinado fenômeno relacionado ao comportamento humano, sem que ambas percam seu aspecto de importância frente ao objeto estudado, isto é, sem que nenhuma seja descaracterizada, subjugada ou coisificada em função da outra, nem submetida a uma mera funcionalidade. É possível estudar Arte-educação em Psicologia, num processo interdependente e dialógico, sem que nenhuma delas perca sua essência, já que todas elas priorizam o sujeito em suas diferenças. Dessa forma, foi articulado o problema de pesquisa: Como a Educação Musical pode ajudar no tratamento de pessoas com Transtornos de Depressão e/ou Ansiedade? Diante desse problema foi possível entender que o exercício da Arte-educação pela Educação Musical não é uma tarefa apenas de Educadores Musicais, dentro das salas de aula, mas pode ser também de Psicopedagogos e Psicólogos, que trabalham na área da Saúde e que buscam se qualificar na área de Educação Musical, para aplicá-la nos contextos psicopedagógicos e psicoterapêuticos, por meio de objetivos claros e definidos na promoção de saúde individual e coletiva. Para responder a esta indagação foi articulado o objetivo geral da pesquisa: Analisar como a Educação Musical pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes com depressão e /ou ansiedade;  e os objetivos específicos: Contextualizar Arte-educação em Psicologia por meio da Educação Musical; caracterizar a Teoria Cognitiva-Comportamental de Aaron Beck, que se constitui no principal referencial teórico na fundamentação da Tese em pauta; Aplicar atividades de Educação Musical no processo de intervenção em pacientes com Depressão e/ou Ansiedade e ainda, e refletir os resultados das ações interventivas pela utilização da Educação Musical nas técnicas psicoterapêuticas realizadas no Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica da Universidade Estadual do Maranhão- SOPP/UEMA, em São Luís-Ma. Nesse sentido, foi realizada uma Pesquisa Teórico-aplicada sobre Arte-educação em Psicologia com ênfase na linguagem musical, uma vez que Arte, Educação, Psicologia e Música visam contribuir para um desenvolvimento harmonioso do ser humano, de forma integral; Foi constatado que a hipótese, “A Educação Musical contribui para minimização de transtornos depressivos e ou de ansiedade” foi validada, por meio dos cincos pacientes pesquisados, que tiveram atividades de Educação Musical no seu processo de acompanhamento psicológico e psicopedagógico, pois as suas respostas comportamentais foram avaliadas qualitativamente, na forma como se perceberam e em relação aos conceitos que internalizaram de si mesmos.

 

 

                                                                               


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 6327533 - BENEDITA AFONSO MARTINS
Externo ao Programa - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - FERNANDO PESSOTTO
Externo à Instituição - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 17:28
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