Banca de QUALIFICAÇÃO: JUREMA DO SOCORRO PACHECO VIEGAS

DISCENTE: JUREMA DO SOCORRO PACHECO VIEGAS
DATA: 29/01/2015
LOCAL: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE - PPGArtes

ARTE DA VOZ  E DO CORPO: Poética de Narradores Urbanos (Melgaço-PA)

História Oral; Marajó das Florestas; Melgaço, PA; Memória; Narrativas Urbanas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte

RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto, A narrativa oral urbana  marajoara  melgacense,  enquanto expressões  de subjetividade estética e performática exteriorizadas por moradores urbanos, como expressão da Arte e da cultura marajoara, destacando a valorização dessa memória como patrimônio histórico imaterial, dando visibilidade a uma arte  subalterna contemporânea, nas escolas deste imenso Marajó.       O objetivo geral:  foi analisar narrativas orais, contadas em performances e estéticas por populações urbanas melgacense, enquanto expressões de culturas e identidades do Marajó das Florestas. Os bjetivos específicos consistiram em: Identificar movimentos criativos, subjetivos e performáticos construídos por moradores urbanos na arte de socializar narrativas orais; sondar de que modo o processo migratório para a cidade interfere na transmissão e recriação das narrativas orais e compreender que relações as narrativas urbanas melgacense estabelecem com a vida rural do município. A metodologia compreendeu o trabalho com a História Oral e os processos de afloramento da memória.  O procedimento metodológico escrito é o diálogo constante da pesquisadora com autores e poetas melgacenses que foram entrevistados.

Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo ao Programa - 1254398 - JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/01/2015 15:12