Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANO CASSIO DA SILVA CONCEICAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANO CASSIO DA SILVA CONCEICAO
DATA: 16/11/2020
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes

O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOURE: Um estudo de caso do Instituto Stella Maris.

Ensino de Música. Escolas públicas. Musicalidade. Vivência

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

A pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes e tem como objetivo analisar como está sendo desenvolvido o ensino de música nas escolas públicas de educação básica do município de Soure-Marajó-Pa, num estudo de caso do Instituto Stella Maris, levando em consideração alguns aspectos como o cumprimento da legislação, a utilização dos aspectos da musicalidade regional no ensino de forma interdisciplinar e a elaboração e implementação de políticas públicas sobre o ensino de música. Pretende-se observar se as vivências musicais dos alunos são consideradas no processo de ensino de música. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória e utiliza tanto dados primários, através das atividades de campo e realização de entrevistas, quanto dados secundários, através de pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer um diagnóstico do ensino de música nas escolas do município de Soure a partir deste estudo de caso e possam conduzir a reflexão e avaliação das políticas públicas voltadas para educação musical nesse município.

Presidente - 1475503 - LILIAM CRISTINA BARROS COHEN
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo à Instituição - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 21/10/2020 11:51