Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHAN GUIMARAES E MIRANDA

DISCENTE: JONATHAN GUIMARAES E MIRANDA
DATA: 23/01/2013
LOCAL: ICA-UFPA
TÍTULO: Música no palco: ansiedade de performance musical em estudantes de música em Belém do Pará.
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade de Performance Musical (APM), medo de palco, ansiedade
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: O presente trabalho visa avaliar a ocorrência de ansiedade de performance entre estudantes de música de Belém do Pará. Compreenderá alunos do curso técnico do Instituto Carlos Gomes e Escola de Música da UFPA, e também alunos do curso de bacharelado em música da Fundação Carlos Gomes/UEPA, todos situados em Belém. Implicações, causas e possíveis soluções também serão discutidos. A ansiedade de performance musical (APM) caracteriza-se por manifestações físicas e psicológicas vinculadas à performance que pode atingir músicos de diversas idades e níveis. O tema é pertinente, visto que uma parte significativa de estudantes e de músicos profissionais parecem sofrer dessa condição. A coleta de dados será feita com base na escala K-MPAI, devidamente validada para a língua portuguesa, utilizando-se dos protocolos e análises que o método impõe. Estudos como este podem fornecer dados iniciais para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, servindo para encorajar a discussão sobre a existência do problema, suas possíveis causas, assim como nortear a adoção de medidas terapêuticas e pedagógicas que possam minimizar as manifestações de ansiedade em estudantes de música.
Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo ao Programa - 3445467 - GILMARA DE NAZARETH TAVARES BASTOS
Externo à Instituição - SÉRGIO DE FIGUEIREDO ROCHA - UFSJ