Notícias

Banca de DEFESA: HELOÁ RODRIGUES ASSUNÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOÁ RODRIGUES ASSUNÇÃO
DATA: 30/09/2020
HORA: 17:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

Modalidades circenses na formação do curso de Licenciatura em teatro, na Escola de Teatro e Dança-UFPA


PALAVRAS-CHAVES:

Modalidades Circenses; Formação; Licenciatura em Teatro.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre modalidades circenses no curso de Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) e visa por em destaque a contribuição das atividades circenses fundamentais para o melhor desenvolvimento das expressões corporais e conhecimento expandido. O curso de Licenciatura em Teatro, por ora, oferta as disciplinas de Clown e Teatro de animação, nas quais estagiei como pesquisadora participante e, além da observação e participação nas aulas, entrevistei alunos e docentes. Amparada por autores da área circense como: Ermínia Silva, Mario Bolognesi, Eliene Benicio, Rodrigo Dupratt, Marco Bortoleto, Marton Maués, Aníbal Pacha, entre outros, enfoco o entrelaçamento de circo e teatro que ocorre desde que o espetáculo circense passou a ser chamado de Novo Circo, show criado por Philip Astley em 1770. Nesta concepção, o circo passa a dialogar sistematicamente com outras linguagens artísticas. A partir da criação das escolas de circo em 1970, o conhecimento transmitido sob a lona se espraiou para outros espaços, incluindo o meio acadêmico. Por meio desta difusão, as modalidades circenses passam a constituir os currículos de diversos cursos ligados às artes da cena e práticas corporais. A pesquisa se desdobra em quatro momentos: uma síntese sobre as origens do espetáculo circense e suas modalidades; as contribuições das artes circenses para o meio educacional e o entrelaçamento entre as modalidades já existentes no currículo do curso de Licenciatura em Teatro; além dos afetos existentes na prática docente da pesquisadora. A pesquisa aponta ainda a necessidade da inclusão de outras modalidades na formação inicial do professor de teatro, conforme anseio dos entrevistados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6327533 - BENEDITA AFONSO MARTINS
Interno - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Externo ao Programa - 2153637 - MARTON SERGIO MOREIRA MAUES
Notícia cadastrada em: 01/09/2020 14:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2