Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA CATARINA DE CARVALHO DE PAIVA

DISCENTE: ADRIANA CATARINA DE CARVALHO DE PAIVA
DATA: 31/01/2013
LOCAL: ICA-UFPA
TÍTULO: Aprendizado Musical no PCA: uma Descrição Analítica dos Procedimentos Metodológicos das Turmas do Violoncelo
PALAVRAS-CHAVES: Arte Educação; Educação musical; processos metodológicos de aprendizagem;
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a verificação de como se dá o aprendizado musical através do violoncelo de crianças e adolescentes do Programa Cordas da Amazônia (PCA). O ensino do instrumento violoncelo realizado no PCA direcionado a crianças e adolescentes, alcança também alunos com transtornos do desenvolvimento (autistas, TDAH, dislexos, downs), além de muitos com dificuldades de aprendizagem (considerando as dificuldades financeiras, sociais, de transporte, etc...), que normalmente não prosseguiriam no estudo de um instrumento musical. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no PCA atinge também este público, o que torna o Programa um dos poucos a oferecer ensino musical gratuito para alunos com transtornos do desenvolvimento. Verificar esses procedimentos metodológicos, observar os pressupostos teóricos de ensino musical que sustentam tais procedimentos e o consequente resultado de aprendizado fazem parte dos objetivos desse trabalho, que para tanto, utiliza ferramentas de pesquisa, tais como entrevistas e a aplicação de uma Escala de Avaliação que verifica o aproveitamento do aprendizado. Diante de constatações positivas desenvolvidas no ambiente de ensino do PCA, espera-se contribuir para orientação de políticas públicas educacionais.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO - UFBA
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 03/12/2012 13:15