Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA SILVA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA SILVA E SILVA
DATA: 21/02/2020
LOCAL: PPGARTES

REPENSANDO O ENSINO APRENDIZAGEM EM ARTE A PARTIR DA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: proposta de formação continuada de professores que atuam com estudantes com dislexia na escola básica

Educação musical inclusiva. Ensino aprendizagem em arte. Formação continuada de professores. Dislexia e educação musical. Dislexia e música.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

A Educação Musical é de grande importância para o desenvolvimento do
indivíduo, por ser uma mediadora quanto às habilidades verbais, mentais, físicas, emocionais e sociais. Contudo é possível fazer a relação entre a música como estímulo ambiental e o desenvolvimento cognitivo, possibilitando assim o desenvolvimento da linguagem e escrita para o disléxico, visto que por meio da educação musical pode-se proporcionar uma ampliação da qualidade de vida, como também através dela podem ser desenvolvidas capacidades motoras, sensoriais e sociais do indivíduo. Partindo desse pressuposto, está pesquisa tem o objetivo principal de construir uma proposta de formação continuada para professores que atuam com estudantes com dislexia na escola básica. E como objetivos específicos tem-se: aplicar a proposta de formação continuada para professores que atuam com estudantes com dislexia; avaliar os resultados da proposta formação continuada para estes professores; e verificar quais os benefícios desta proposta de formação continuada para professores que atuam com estes alunos. A coleta de dados será realizada por meio de documentos e questionários semiestruturados contendo em um deles o formato da escala Likert de 5 pontos, aos professores de artes/música do ensino básico, a fim de coletar os dados da pesquisa. Quanto a metodologia, participarão deste estudo de 20 a 30 professores de Artes – habilitados e/ou licenciados em música –, de escolas básicas no município de Ananindeua e/ou Belém. A atuação desses profissionais se dará em 6 encontros presenciais com intervalos de 15 em 15 dias, no período de 3 meses, com a duração de 4h por encontro, com intuito de capacitá-los a respeito sobre estratégias de ensino voltadas à alunos com dislexia na escola básica. Na Fundamentação teórica para a construção de uma proposta de formação continuada de professores que atuam com estudantes com dislexia na escola básica foram escolhidos alguns autores: Emmerson (2013); Louro (2012); Zanin (2011); Oliveira (2007); Penna (2008) e Overy (2003), entre outros. A partir desta pesquisa, espera-se alcançar a proposta de formação continuada inclusiva a professores de artes/música, destacando a importância e contribuições que este possui ao proporcionar a adaptação de metodologias, estratégias e caminhos pedagógicos tendo em vista que o estudante com dislexia deve ser visto como um indivíduo com diversas possibilidades, capaz de vencer as dificuldades, bem como de construir e modificar sua trajetória, a partir de sua interação com a turma e com o professor e possibilitar o fomento de produções voltadas ao desenvolvimento da educação musical inclusiva.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo à Instituição - ANA LUIZA COUTINHO DA SILVA LEAL