Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DIAS ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA DIAS ANDRADE
DATA: 31/01/2020
LOCAL: PPGARTES - Av. Magalhães Barata, 611 - Belém, Nazaré.

O LUGAR DA ARTE NA TV: CAMINHOS POSSÍVEIS E EXPERIMENTAÇÕES NO PROGRAMA CIRCUITO.

Arte; Televisão; Edutenimento; Circuito.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte

ANDRADE, Ana Paula. O Lugar da Arte na TV: caminhos possíveis e experimentações no programa Circuito. Tese (Doutorado em Artes: História, Crítica e Educação em Artes) – Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

A Arte, elemento cultural fundamental para as sociedade humanas, funciona também como um indicador do grau de desenvolvimento destas. Pensar novas formas de fortalecer este campo e ainda torná-lo mais acessível ao público são grandes desafios, que encontram voz na presente pesquisa cujo objetivo é, entre outros, associar teorias do campo da Arte com o da Comunicação para propor novas formas de abordagem e espaços para a arte na televisão aberta. A aplicação dos conceitos é testada no programa Circuito, da TV Cultura do Pará, a fim de demonstrar como esta relação teórico-prática pode ser estabelecida em produtos televisivos. Inicialmente, é realizado um levantamento sobre as produções dedicadas ao campo da Arte na TV brasileira, contribuindo com um desenho da história destes formatos em nível nacional e em nível estadual (Pará). Segue-se para o estudo e associação de teorias: Crítica de Arte, Jornalismo Cultural, Edutenimento, Educação em Artes e linguagem e estrutura televisivas. Das teorias surgem os pilares para a sustentação de conteúdos que, na última etapa da Tese, são observados no programa Circuito. A pesquisa traz ainda uma fotobiografia do Circuito, bem como disponibiliza um pequeno panorama das produções artísticas paraenses nos últimos cinco anos.

Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 3045148 - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Interno - 6328257 - ORLANDO FRANCO MANESCHY
Externo ao Programa - 2352351 - IVANA DE OLIVEIRA GOMES E SILVA