Banca de QUALIFICAÇÃO: IVA ROTHE NEVES

DATA: 21/01/2020
LOCAL: PPGARTES

O PROJETO PARÁ CARIBE:

Uma prática musical no contexto da Fundação Cultural do Pará.

Projeto Pará Caribe. Prática musical. Transmissão musical. Fazer musical coletivo. Processos criativos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

A presente pesquisa se volta à prática musical – expressão aqui usada em termos conceituais - no contexto do Projeto Pará Caribe, realizado em Belém, pela Fundação Cultural do Pará, de 2015 a 2017. Investigar a prática musical no contexto do Projeto Pará Caribe da Fundação Cultural do Pará foi o objetivo principal desta proposta. Os específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre o projeto Pará Caribe; expor os processos de transmissão musical e descrever as práticas musicais no Projeto Pará Caribe, com atenção à relação entre os processos de composição musical e performance naquele contexto. Nesse intuito, implementou-se pesquisa bibliográfica sobre prática e transmissão musical, à luz da Etnomusicologia, buscando também fundamentação teórico-metodológica na Educação Musical. A pesquisa se referencia em autores como Gerard Béhague (1992), Alan Merriam (1964), Bruno Nettl (1983; 1992), Anthony Seeger (1991), John Blacking (1992) e Sonia Chada (2007), Keith Swanwick (1992), Margarete Arroyo (2002) e Jusamara Souza (2004). Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores do projeto. A análise de dados realizada levou em conta dimensões sintáticas e semânticas tanto das entrevistas quanto das letras e músicas criadas em sala pelos alunos e registradas em estúdio, shows e ensaios. Tais procedimentos permitiram que a forma e o conteúdo do material analisado fossem passíveis de interpretação, considerando-se aspectos históricos, musicais, contextuais e cognitivos da prática musical em questão. Os processos criativos e seu fazer musical conjunto com a performance, bem como os resultados alcançados no projeto - onze músicas gravadas e dezoito shows realizados entre o laboratório de criação musical e a mixagem do fonograma Pará Caribe -, instigaram a pesquisa aqui apresentada. O trabalho resulta na presente dissertação, tendo como anexos um caderno de partituras e um CD com as músicas produzidas pelos alunos durante o projeto e citadas no decorrer do texto. Entender contextos nos quais criação musical e performance são possíveis porque concomitantes, disponibilizou uma chave importante de compreensão do processo criativo no contexto do Projeto Pará Caribe. Além disso, conclui-se que o estudo de práticas musicais em Belém, no Pará, contribui para a compreensão de como tais práticas formam, constroem ou influenciam as noções de identidades sonoras na Amazônia brasileira, ao compartilharem subjetividades coletivas transformadas e (re)construídas para além do contexto dos estados nacionais, uma realidade presente na América Latina e no Caribe como um todo.

Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 1475503 - LILIAM CRISTINA BARROS COHEN
Externo ao Programa - 273231 - JOAO DE JESUS PAES LOUREIRO
Notícia cadastrada em: 06/01/2020 16:50