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Banca de QUALIFICAÇÃO: HEBERTON DOS SANTOS LOBATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEBERTON DOS SANTOS LOBATO
DATA: 16/12/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA
TÍTULO:

RAINHAS DO 'BAILE GALA GAY' DE ABAETETUBA:

performance, performatividade e memória


PALAVRAS-CHAVES:

Baile Gala Gay de Abaetetuba; Artistas Transformistas; Memória performada/restaurada; Etnografia da memória.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

A presente pesquisa em arte investiga a memória sociocultural do Baile Gala Gay de  Abaetetuba. Tem como objetivo criar uma etnografia do Baile por meio  das memórias performadas/restauradas das artistas transformistas que vivenciaram ou, até hoje, vivenciam a festa. O Lócus é a Cidade de Abaetetuba, localizada na mesorregião do Baixo Tocantins, onde foi constatado, em pesquisa prévia, ser o local  que mais possui  concursos de danças e desfiles LGBTQI+ no interior do Estado do Pará. As interlocutoras são artistas transformistas que venceram uma ou mais edições do Baile  Gala Gay de Abaetetuba de 1976 a 2020, também conhecidas como Rainhas. Os teóricos referenciais são Richard Schechner (2003; 2013; 2012); Judith  Butler (2018; 2019); Paul Preciado (2017; 2018) e Pierre Nora (1993), a partir dos quais cria-se um diálogo fecundo com outros autores e conceitos, dando vida  ao corpo dissertativo. No intuito de alcançar o objetivo proposto, utiliza-se como método a “etnografia da memória”, proposta por Julie Cavignac e Andrea Ciacchi (2007), que tanto aguça a escuta etnográfica por meio de entrevistas, como transfere para a narradora a responsabilidade etnográfica (textual e gráfica). Em paralelo, foram coletados materiais audiovisuais e iconográficos, além de uma bibliográfica relacionada à temática, os quais, perante análise, foram compondo (ou não) esse produto. Divide-se em quatro capítulos: no primeiro, contextualiza-se o transformismo em suas múltiplas dimensões (sociais, estéticas, política etc.), na arte e na sociedade; no segundo, cria-se um percurso teórico-conceitual em diálogo com o objeto de estudo; no terceiro, faz-se uma reflexão com/sobre/através da arte transformista, a partir do cenário sociocultural de Abaetetuba; e no quarto, apresenta-se a etnografia do Baile Gala Gay de Abaetetuba, a partir das memórias restauradas/performatizadas das artistas transformistas (Rainhas), onde o leitor é convidado não apenas a ler/ver como também a escutar/ouvir o que foi dito no momento em que foi dito. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346299 - GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO
Interno - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 13/12/2019 09:43
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