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Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO CESAR SOUSA DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO CESAR SOUSA DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 22/01/2020
HORA: 16:30
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Artes
TÍTULO:

1900 – O RANGER DA LIBERDADE: a memória como indutora de performances de rua.


PALAVRAS-CHAVES:

Performance. Performer. Memória. Performance de Rua. Processo criativo. 


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

O presente trabalho é um memorial dissertativo do processo criativo das performances do projeto 1900 – o ranger da liberdade, segunda obra cênica da Trilogia Secular desenvolvida com integrantes do Zecas Coletivo de Teatro, nas ruas da região metropolitana de Belém do Pará no ano de 2019. O principal objetivo desta pesquisa é analisar e evidenciar a importância e os sentidos em se trabalhar com experimentações artísticas em diálogo com o campo teórico-metodológico dos Estudos da Memória, principalmente as criações de performances de rua. Para isso, organizamos o presente memorial em quatro momentos. No primeiro, apresentamos os antecedentes e o planejamento do processo criativo, evidenciando a fricção entre o teatro e a performance oriunda das práticas dos artistas envolvidos nesta pesquisa, embasada em conceitos de Matteo Bonfitto (2013) e Josette Féral (2015); as especificidades da linguagem da performance na perspectiva de Renato Cohen (2013), Roselee Goldberg (2006), Jorge Glusberg (2009), Richard Schechner (2012), e Patrice Pavis (2017); e suas relações com os  estudos da história e da memória de Jaques Le Goff (1990),  Pièrre Nora (1993), Maurice Halbwachs (2006), Joel Candau (2011), e Aleida Assmann (2011). No segundo, apresentamos o processo criativo das oito performances desenvolvidas durante a pesquisa, partindo da perspectiva de Sonia Rangel (2015) e Cecilia Sales (2011) sobre o processo criativo como metodologia de pesquisa em artes, e Adriano Cypriano (2015), sobre a potência dos processos criativos em performance, juntamente a descrição do dispositivo de instigação que agenciamos, a partir do lugar de fala de Djamila Ribeiro (2017) e as perspectivas micropolíticas de Suely Rolnik (2015). No terceiro, descrevemos a experiência com as performances realizadas nas ruas da região metropolitana de Belém e analisamos as ações desenvolvidas pelos performers andarilhos, performers invasores e performers expositores, embasados em André Carreira (2007; 2009; 2011; 2012), Gaston Bachelard (2008), Yi-Fu Tuan (2006), Michelle Nascimento (2018), e Luiz Fernando Ramos (2015). No quarto e último momento, revelamos os desdobramentos das ações desenvolvidas nesta pesquisa e as perspectivas para futuras criações artísticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 1222504 - ANA KARINE JANSEN DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 05/12/2019 09:02
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