Banca de DEFESA: ANA MARIA DA GAMA SANTOS

DISCENTE: ANA MARIA DA GAMA SANTOS
DATA: 26/09/2019
LOCAL: Escola de Teatro e Dança da UFPA

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: MEMÓRIA E HISTÓRIA DO ENSINO DO TEATRO EM BELÉM DO PARÁ (1962-1970)

Escola de Teatro: Ensino: Teatro: Belém do Pará: Memória.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro

Analisar sobre os sentidos socioculturais do ensino de artes cênicas na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará é o ponto fundamental da presente pesquisa. O estudo objetiva compreender o processo de formação do ator e a prática de ensino de teatro na Amazônia paraense e seus sentidos históricos, através de análise documental, considerando as influências e as transformações do ensino do teatro na capital paraense, por meio da ETDUFPA, desde a sua fundação, em 1962, até o início da década de 1970. O suporte metodológico envolve a pesquisa documental, por meio do levantamento de documentos oficiais produzidos pela escola; além de periódicos, fotografias e entrevistas envolvendo professores de que participaram da implementação do curso de Formação de Ator, e da trajetória da Escola de Teatro no período acima citado. Os diálogos teóricos são feitos com os estudos da memória, a partir das reflexões propostas por Pollak (1992), Halbwachs (2013), Nora (1993); com os estudos teatrais brasileiros/paraenses de Farias (2012), Salles (1994), Bezerra (2013), Jacobbi (2012), Prado (2008) e Magaldi (2004). Assim, a presente investigação surge pela necessidade de contar essa história, devido essas memórias estarem à margem dos estudos já realizados, e pela urgência em se debater os significados históricos da implantação de uma escola de teatro em Belém, criada para qualificar atores e atrizes da cidade. Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, em diálogo com o campo do ensino de artes.

Presidente - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 1222504 - ANA KARINE JANSEN DE AMORIM
Externo ao Programa - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE