Banca de DEFESA: PABLO JOSE DE SOUZA MUFARREJ

LOCAL: PPGARTES

EU, O HORIZONTE E MINHA CAVERNA - III MOVIMENTO

ESTUDOS PRÁTICOS/REFLEXIVOS EM ARTE CONTEMPORÂNEA

Por entre os vestígios e as centelhas do espaço/tempo/experiência

Arte Contemporânea, Vestígio, Acúmulo, Espaço-Tempo, fragmento, Arte Brasileira

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
ESPECIALIDADE: Escultura

Mufarrej, Pablo. Eu, O Horizonte e Minha Caverna - III movimento. Estudos Práticos/ reflexivos em arte contemporânea - Por entre os vestígios e as centelhas do espaço/tempo/experiência. 2019.(50f.versão/qualificação) Memorial ( Mestrado ) - Instituto de Ciências da Arte - Programa de Pós-Graduação em Arte, Universidade Federal do Pará.

Eu, O Horizonte e Minha Caverna é uma série de procedimentos artísticos iniciada por Pablo Mufarrej em 2014, em Belém do Pará. Trata-se de um campo de estudos teórico/práticos/reflexivos em torno das possibilidades de exibição da Arte Contemporânea. A pesquisa tem como foco/objeto estrutural aberto questões relacionadas ao modo de fazer arte e as ideias de acúmulo, espaço-tempo e vestígio, sendo este último um conceito/procedimento central deste trabalho, desenvolvido e aplicado na pesquisa como uma ferramenta metodológica, analítica e experiencial para execução de seus desdobramentos teóricos/práticos/reflexivos.

Neste memorial/dissertação/obra, o trabalho artístico não se constitui apenas como uma poética. Trata-se de uma reflexão sobre um campo que, ao longo de seu desenvolvimento, gera: plataformas e/ou obras, e/ou citação, e/ou processos de arte, e/ou processos reflexivos que se materializam, supostamente, como obras, mas que buscam se constituir como obras/pensamento que pulsam as reflexões e os vestígios gerados pelo próprio processo de pesquisa.

Presidente - 6328185 - VALZELI FIGUEIRA SAMPAIO
Interno - 3045148 - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Interno - 6328257 - ORLANDO FRANCO MANESCHY
Externo à Instituição - JOSÉ MARIANO KLAUTAU DE ARAÚJO FILHO