Banca de DEFESA: MARYORI KATHERINE CABRITA GARCIA

DATA: 26/06/2019
LOCAL: PPGARTES

Amatória

Artes Visuais, Práticas Amatórias, Memória Líquida, Mamãe-Avós-Eu, Feminista Amorosa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
ESPECIALIDADE: Pintura

A presente pesquisa em artes intitulada: Amatória, práticas artísticas de uma feminista que reescreveu uma parte da memória líquida de seu corpo; pertence a linha 1, Poéticas e Processos de Atuação em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e financiado por meio das bolsas CAPES. A pesquisa contem oito livrinhos A-M-A-T-Ó-R-I-A, onde estão meus processos poético: ilustrações, rascunhos poéticos, memes poéticos, fotografias, colagens, relatos e crônicas, as quais são experiências da arte/vida/gênero. Memórias líquidas de amores/desamores pessoais e familiares desaguadas nas minhas minguas, lágrimas, alegrias, suores, mudanças, mortes, raivas, sangues, dores, ódios, feminicídios, estupros, assédios, perdidas, Interrupções voluntaria da grávidez, pulsões, mãosturbações. Cá todo mergulha em mim, como mulher, filha, neta, amiga, estudante, feminista, professora, pesquisadora, artista, deusa, animal e humana. Todas elas me desdobram nos agires da minha vida cotidiana e criativa. Não obstante, os 8 livrinhos em Amatória, vão deixando seu flutuar de passados/presentes. A possibilidade de criar/sentir práticas curativas no corpo. Insistir em práticas amorosas diferentes para se contrapor as práticas de ódio do sistema patriarcal, narrado como amor, e ele é machista, sexista, racista, explorador e misógino e -a meu ver- existentes nossas sociedades de América do Sul e América latina. Porém deixo aqui, os fatos emborráveis. No entanto, vocês acharam uma escrita que sana dororidades. Joguei fora experiências amargas que levam as marcas da violência de gênero. O percurso tudo, são práticas amatórias, com o fim de partilhar a importância de caminhar sozinha, de tomar tempo para si, do cuidado de si, escutar-nos, de dar-nos ternura, fortalecer nossos imaginários corporais, sexo-afetivos e exercitar nossa autonomia como sujeitas criadoras de novos vínculos com o corpo, o sexo e seus relacionamentos.  Reafirmar-nos criadoras e merecedoras de amor próprio! Minha intencionalidade é reescrever novas memórias líquidas e amorosas em meu corpo, pois sou uma feminista amorosa que deseja dar seus grãos de águas neste caminho da vida, da vida criativa e vida sexual. Expus uma narrativa as vezes muito repetitiva enquanto à criança e meu Eu social, como mulher, latina e heterossexual de seus contextos familiares andinos e venezuelanos, tentando acolher as imagens da minha mãe e as vovós de minhas lembranças, e assim nos reconciliar. Para fins metodológicos usei fontes diversas: feminismos negros plurais, romances de escritoras negras brasileiras, textos de antropologia, crítica de arte, psicologia terapêutica, poesia; desencadeados numa cachoeira de Mar Rio, onde se misturam as águas barthesianas e os fluxos críticos e amoroso das escritoras e feministas Lívia Natália, Evaristo Conceição e Vilma Piedade, entre outras...  E deram-me a cachoeira de água salobra e outras bem doce, enquanto nadei até o fundo de meu corpo, e por isso me acharam narrando em primeira pessoa e outras vezes como as outras flores que moram em mim, pois sou uma floresta múltipla e inconclusa. Meus processos da vida/arte não há resultados, nem dados, só têm experiências, exercícios que saem das minhas memórias líquidas de lá, na Venezuela e de meu percurso Rios-risos, daqui, em Belém do Pará.

Presidente - 1692778 - ANA CLAUDIA DO AMARAL LEAO
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
Externo ao Programa - 1714097 - LUZIA GOMES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 09:57