Notícias

Banca de DEFESA: BERNARD DA TRINDADE BAHIA FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERNARD DA TRINDADE BAHIA FREIRE
DATA: 28/06/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 01 - PPGARTES
TÍTULO:

PALAVRA-CORPO: UMA CARTOGRAFIA FRAGMENTÁRIA, ENIGMAS DO LIVRO DE ARTISTA NA CONSTRUÇÃO DOS ESPETÁCULOS


PALAVRAS-CHAVES:

Virtual, cartografia, blog, hipertexto, mídia, palavra-corpo


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte
RESUMO:

A seguinte dissertação procura analisar uma cartografia construída a partir de processos artísticos vivenciados por mim, apresentando um conteúdo que converge entre o real e o virtual. A análise consiste em observar os trabalhos de processos de criação que estão postados no blog palavra-corpo de forma fragmentada e criar, além desses fragmentos, outras possibilidades através de tudo que me travessa durante os ensaios e experimentos que respiro. Esse corpo está posto através de uma poética de si por meio de textos, fotografias, sons, imagens, rabiscos, vídeos e outras interações virtuais que levam a leitura para além da plataforma blog. A cartografia artística procura mostrar um documento pessoal dos processos que vivencio, compreendendo meu saber-fazer artístico e buscando entender essa virtualização que se insere junto ao corpo nessa re-construção do imaginário criado. Imaginário esse, compartilhado a partir do que faço e mostro, em partes, através desse corpo que se amplia nessa confluência midiática. Esta dissertação procura mostrar para o leitor uma pesquisa entre a leitura textual e a performance, processo fragmentado que desenvolvo enquanto artista. A pesquisa aborda, por meio de referências teóricas, um discurso que busco interpretar junto a outros artistas, o que reconheço por meio das experimentações nos processos teatrais/performáticos/midiáticos que se constroem. Dialogando a ideia reconhecida com conceitos midiáticos que se infiltram nos trabalhos artísticos após sua criação e expandindo, dessa forma, o processo de criação para futuras re-produções dessa própria ideia. Nessa junção entre o corpo real e virtual, apresento dois espetáculos teatrais Reator Eterno e I(MUNDO) UBU, que mostram os registros para uma interação multimidiática, possibilitando outro movimento da criação, uma continuidade sem demarcações e fins absolutos das obras por meio da web. A pesquisa, através dessa cartografia fragmentada, se conecta ao virtual para compartilhar registros dos processos artísticos que vivenciei,conectando o espectador aos trabalhos através da leitura hipertextual da escrita no caderno de artista em diversas mídias. Mostrando como resultado uma apresentação performática desse ambiente que procuro descrever no discurso dessa pesquisa, amplio os sentidos de um corpo que move sobre essa virtualidade do presente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 09:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2