Banca de DEFESA: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA

DISCENTE: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA)

Formação inicial e continuada de professores de artes/música na educação básica: Um estudo na use 11 de Icoaraci em Belém/PA.

Professor de Arte/Música; Formação inicial; Formação continuada.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada no estudo de caso a respeito da formação inicial e continuada de professores de Artes/música na educação básica, estudo este realizado na USE 11 (Unidade SEDUC na Escola) no Distrito de Icoaraci na cidade de Belém. Para isso, vale ressaltar que a formação do professor de Artes/música deve ser refletida com muito cuidado, a começar por suas experiências na área de educação musical tanto em sua formação inicial como na formação continuada. Por meio da proposta desta pesquisa, Objetivou-se Investigar como ocorre a formação inicial e continuada dos professores de Artes/música na Educação Básica na Use 11. Na Fundamentação teórica para a formação de professores de música foram acolhidos os principais autores: Wazlawick et al (2013); Marinho e Queiroz (2006); Machado (2003); Oliveira (2007) e Beineke (2004), entre outros.  A progressão profissional do educador reflete dentro de seu contexto local, por isso, sua formação acadêmica tem um “peso” significativo trazendo meios de aprendizagem e habilidades de pensar o conhecimento. A coleta de dados realizou-se através de questionário no formato da escala Likert de 5 pontos aos professores de artes/música do ensino fundamental e médio, a fim de coletar os dados da pesquisa. Foi utilizada a técnica estatística análise exploratória de dados, para descrever as características da formação inicial musical, da formação continuada e da metodologia utilizada atualmente em sala de aula pelos professores de artes/música. Além disso, foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico denominado de teste do sinal, onde verificou-se se as metodologias e estratégias utilizadas atualmente em sala de aula possuem influência da formação musical inicial e da formação continuada dos professores de artes/música. De acordo com os principais resultados obtidos por meio da análise exploratória de dados, verificou-se que a maioria dos professores de artes/música iniciou sua formação musical por intermédio da igreja e de participação em projetos sociais, a maioria dos professores afirma que o aprendizado em teoria ou escrita musical influencia de forma positiva na formação inicial musical como professor. Todos os professores participaram de grupos musicais, seja na formação musical inicial e/ou na formação musical continuada, e também todos os professores afirmaram que as disciplinas cursadas durante sua formação na licenciatura em música estão colaborando com seu ensino em sala de aula. Após a aplicação do teste de sinal, verificou-se que de acordo com os dados coletados, não se pode afirmar que metodologias e estratégias utilizadas atualmente em salas de aula possuem influência da formação musical inicial e da formação musical continuada, ao nível de significância de 5%. A partir desta pesquisa, conclui-se que existe “lacunas” a serem vencidas pelos professores da área de artes, por não ter uma politica pública atuante e consistente em nosso país, desta forma, este trabalho contribui para a reflexão em campo profissional e de tudo o que está sendo manifestado em relação à formação inicial e continuada  nas escolas de ensino básico.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo à Instituição - JOAO PAULO DOS SANTOS NOBRE