Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DE PADUA ARAUJO BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DE PADUA ARAUJO BATISTA
DATA: 25/04/2019
LOCAL: PPGARTES

MÚSICA E AUTISMO:

Palavras-chaves: Educação Musical; Educação Inclusiva; TEA; Inclusão.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Teoria da Arte

RESUMO

BATISTA, Antônio de Pádua Araújo. MÚSICA E AUTISMO: Possibilidades e Recursos da Educação Musical como ferramenta de Inclusão Social da Criança com TEA. 2019, xx fls. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.

Trabalhar com educação musical numa perspectiva inclusiva significa assumir compromissos com pessoas, suas famílias e a sociedade na qual estas estão inseridas, pois acreditamos que a música está internalizada na infraestrutura do pensamento humano, onde o fazer musical torna-se um ato social, cuja ação pode influenciar e provocar transformações, fazendo do mesmo produtor e produto ao mesmo tempo numa relação de dupla troca. Nas décadas mais recentes o tema “inclusão” tem ocupado um lugar de debate privilegiado na agenda das grandes conferências nacionais e internacionais no que tange à democratização do acesso das pessoas com deficiência (PCD’s) à educação. Com isto, fortalecidos pelas reivindicações e pressões de diversos grupos sociais que defendem o reconhecimento desta igualdade de acesso, os resultados destes debates têm se prenunciado através de diversos documentos legais. Entre tais documentos podemos citar a Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência (1975), o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência (1982), a Declaração de Cartagena (1992), a Declaração de Salamanca (1994) e a Carta para o Terceiro Milênio (1999) dentre outros. Este estudo se justifica por abordar um tema que tem gradativamente conquistado mais importância no seio da sociedade brasileira e internacional, onde o acesso dos alunos com TEA aos espaços escolares se evidencia como um direito incontestável, estejam estes espaços dentro das instituições de ensino regular ou até mesmo no ensino das artes ou esportivo, sejam estes em caráter formal ou informal. O objetivo deste pesquisador será identificar as possibilidades e recursos da Educação Musical como ferramenta de inclusão social da criança com TEA. Para a realização deste estudo será feita uma abordagem quali-quantitativa, por meio da Pesquisa Bibliográfica de caráter exploratório e descritivo junto à literatura nacional e internacional que tratam do assunto, e um Estudo de Caso, com base nos dados coletados por meio de registros audiovisuais e fotográficos, de relatórios, entrevistas e da produção acadêmica originados a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa de extensão “Violino em Grupo: interdisciplinaridade e inovação de linguagem em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”. Espera-se que através do registro dos recursos pedagógicos e do material didático elaborado a partir desta pesquisa, a mesma venha colaborar de forma significativa com os profissionais e instituições que fomentam a Educação Musical Inclusiva.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - JOAO PAULO DOS SANTOS NOBRE
Externo à Instituição - LIA BRAGA VIEIRA