Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN COELHO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN COELHO SANTOS
DATA: 29/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGArtes
TÍTULO:

Noções sobre o malabarismo sistematizado ao treinamento psicofísico do atuante cênico


PALAVRAS-CHAVES:

Treinamento. Teatro. Circo. Malabarismo. Metodologia.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral
RESUMO:

Este trabalho, ainda em andamento, abordará a sistematização de um treinamento psicofísico por meio do malabarismo. A intenção da pesquisa tem sido fundir as duas áreas que mais me fascinam dentro das artes cênicas: a investigação do corpo e o circo. Pelo fato de a investigação incluir a apresentação de um conteúdo prático, será exibido um fragmento desse treinamento, haja vista que o processo está em curso. Neste fragmento, será demonstrado a atividade de malabares com bolas aproveitada ao suprimento de proficiências à atuação cênica. Nele, pretende-se expor os “princípios que retornam”, de Eugenio Barba – “cotidiano e extracotidiano, equilíbrio em ação, a dança das oposições, incoerência coerente e a virtude da omissão, equivalência e um corpo decidido” –, juntamente com os princípios do treinamento com bastão (conhecimento do objeto, criação de partitura, pantomima da partitura e abstração); após isso, será apresentado uma cena onde se poderão mostrar as fases e os movimentos criados em cada etapa até o presente momento, bem como o que, nessa atividade, informa a atuação, no âmbito do corpo do atuante. Quanto a este último aspecto, serão demonstrados exercícios aplicativos seguidos de uma cena curta a partir de um texto dramático chamado “Os caminhos de Orfídio” escrito pelo autor da pesquisa. No que tange à parte escrita, serão apresentados recortes de duas seções da dissertação. Na primeira seção, será abordado sobre a trajetória do ator inglês Henry Irving (1838-1905); assim como, do ator e diretor russo Constantin Stanislavski (1868-1936). Ambos os artistas foram selecionados pelo critério evidenciado em seu pioneirismo no desenvolvimento da pedagogia relacionada ao treinamento do ator. Já na segunda seção discorreremos sobre a metodologia utilizada na sistematização, assim como sobre metáfora do treinamento. A partir dos recortes dessas sessões conseguiremos, ainda que parcialmente, desenvolver uma explicação sobre como será o trabalho quando estiver desenvolvido em sua completude.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
Externo ao Programa - 1222504 - ANA KARINE JANSEN DE AMORIM
Externo à Instituição - ALMIR RIBEIRO DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 07/01/2019 10:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1