Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA DA GAMA SANTOS

DISCENTE: ANA MARIA DA GAMA SANTOS
DATA: 28/01/2019
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Artes

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA: HISTÓRIA DO ENSINO DE TEATRO EM BELÉM DO PARÁ (1963-1990).

Escola de Teatro: Ensino: Teatro: Belém do Pará: Memória

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro

Registrar a história e a memória do ensino de teatro na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará é o tema central da presente pesquisa. O estudo busca compreender o processo de formação do ator na Amazônia paraense, a partir da constituição e aplicação ensino do teatro, desde a sua fundação da referida instituição, em 1963, até a década de 80, período marcado pela ditadura militar e os processos de redemocratização sociopolítica brasileira. O suporte metodológico envolve a pesquisa documental por meio do levantamento de documentos oficiais produzidos pela escola de teatro; além de periódicos, fotografias, entrevistas e outras para melhor compreensão da trajetória de IES. Os diálogos teóricos são feitos com os estudos da memória a partir das reflexões propostas por Pollak (1992), Halbwachs (2013), Nora (1993); com os estudos teatrais brasileiros/paraenses de Farias (2012), Salles (1994), Bezerra (2013), Jacobbi (2012), Prado (2008) e Magaldi (2004). A investigação busca, também, refletir sobre a prática de ensino de teatro através do desenho curricular utilizado pelos professores da época, assim como o que representou a formação oferecida pelo curso da Escola de Teatro da UFPA na vida do profissional dos formandos. Por isso, a presente investigação surge pela necessidade de contar essa história, devido essas memórias estarem à margem dos estudos já realizados, e pela urgência em se debater os significados históricos da implantação de uma escola de teatro em Belém, criada para qualificar atores e atrizes da cidade. Dessa forma, a presente pesquisa contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, em diálogo com o campo do ensino de artes.

Presidente - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Notícia cadastrada em: 12/12/2018 11:54