Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA

DISCENTE: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA
DATA: 08/11/2018
LOCAL: PPGARTES

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES/MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo na use 11 de Icoaraci em Belém/PA.

Formação inicial; Formação continuada; Professor de Arte/Música; Escola de Educação Básica; Leis.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte

Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada no estudo de caso e bibliográfico a respeito da formação inicial e continuada de professores de Artes/música na educação básica, estudo este que será realizado na USE 11 (Unidade SEDUC na Escola) no Distrito de Icoaraci na cidade de Belém. Há uma discussão de longos anos que vem se ratificando em nosso cotidiano brasileiro: a reintrodução da implantação do ensino de música nas escolas. Tem se criado expectativas de ser retomado o padrão de ensino de épocas anteriores nas quais a música teve papel importante no âmbito educacional. Para isso, vale ressaltar que a formação do professor de Artes/música deve ser refletida com muito cuidado, a começar por suas experiências na área de educação musical tanto em sua formação inicial como na formação continuada. Por meio da proposta desta pesquisa, Objetiva-se analisar como ocorre a formação inicial e continuada dos professores de Artes/música na Educação Básica na Use 11, desdobrando-se especificamente: (a) Investigar como ocorre a formação inicial dos professores de Artes/música nas escolas de educação básica na Use 11; (b) Pesquisar como ocorre a formação continuada de professores nas escolas de educação básica na Use 11; (c) Descrever estratégias e metodologias utilizadas pelos professores nas escolas de educação básica na Use 11. A pesquisa se realizará com professores de Artes e em especifico de Artes/música. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas e questionário que serão o guia para o resultado desta pesquisa, nesse caso a educação básica compreende desde o ensino infantil ao ensino médio, para esta pesquisa, o ensino fundamental maior (6º ao 9º ano) será o foco da observação nas aulas do professor em observação, onde os professores de Artes/música serão os principais pesquisados para o entendimento de formação inicial e  continuada. No que consiste em formação continuada é a progressão acadêmica do professor de sala de aula com objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. De tal modo que pensemos: de que forma esta formação continuada contribui para o ensino-aprendizagem dos alunos, bem como as suas metodologias, estratégias e recursos utilizados para abordagens dos conteúdos nesta disciplina.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Notícia cadastrada em: 05/11/2018 09:17