Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSIKA CASTRO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSIKA CASTRO RODRIGUES
DATA: 16/11/2018
LOCAL: PPGARTES

VISUALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DO MOVIMENTO DE PESQUISA: um facilitador para o desenvolvimento de pesquisa em música para estudantes de graduação com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras

Curso de Música. Graduação em Música. Privações sensoriais, intelectuais e motoras. Tecnologia Assistiva.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte

A contemporaneidade indica a necessidade de promoção de suporte tecnológico de caráter inovador e relevante para melhorar condições de autonomia e independência de estudantes em nível de graduação em música com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras. Portanto, a pesquisadora tem o objetivo de demonstrar como a tecnologia assistiva pode facilitar o processo de pesquisa dos estudantes com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras na graduação em música. Este objetivo se desdobra especificamente em três, quais sejam: (a) desenvolver um protótipo como ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes do curso de graduação em música com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa; (b) testar e avaliar a tecnologia de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes do curso de graduação em música com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa; (c) desenvolver um Software protótipo para dispositivo móvel desenvolvido para plataforma android como ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes do curso de graduação em música com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa. Para o alcance do objetivo proposto, adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A Experimental 1 são os procedimentos para o desenvolvimento, os testes e as avaliações do dispositivo protótipo e a Experimental 2 são os procedimentos para o desenvolvimento do dispositivo Software protótipo. Serão selecionados 10 estudantes de graduação, para cada Pesquisa Experimental, que deverão estar cursando Licenciatura Plena em Música na Universidade do Estado do Pará ou na Universidade Federal do Pará. Destes, 5 estudantes com privação sensorial, intelectual e/ou motora e 05 estudantes sem privações. A aplicação dos Testes serão a utilização da ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa para a construção do projeto de pesquisa pelos participantes. Os testes acontecerão em seis encontros para cada Pesquisa Experimental. A avaliação acontecerá de duas maneiras: (a) a primeira pelos estudantes participantes que responderão a um questionário utilizando a escala tipo likert de 10-pontos e apresentarão três justificativas e sugestões para avaliar a funcionalidade do dispositivo; (b) a segunda será a avaliação dos projetos de pesquisas em pares por juízes independentes que seguirão a escala para avaliação de projetos acadêmicos construída por Dias, Patrus e Magalhães (2011) validada por Fernandes Malaquias e Oliveira Malaquias (2013), dando nota na escala de 0 a 10 para cada item avaliado. Os dados coletados serão analisados quantitativamente e suas representações serão expressas por tabelas e gráficos que serão comparados com a análise documental e servirão de suporte visual para projetar os resultados e suscitar reflexões e contribuições. O principal resultado esperado é a criação de uma Tecnologia Assistiva como ferramenta de visualização estratégica de pesquisas aos discentes de graduação em música com e sem privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 1152792 - WLADILENE DE SOUSA LIMA
Externo à Instituição - JOAO PAULO DOS SANTOS NOBRE