Notícias

Banca de DEFESA: ELISSUAM DO NASCIMENTO BARROS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISSUAM DO NASCIMENTO BARROS DE SOUZA
DATA: 29/06/2018
HORA: 11:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

MÚSICA E SÍNDROME DE DOWN: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino de violino em grupo


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Musical; Inclusão; Síndrome de Down; Ensino em Grupo; Aprendizagem musical.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte
RESUMO:
Opresenteestudotrata-sedeumestudonaáreadaeducaçãomusicaledoprocessode
inclusãopelamúsicanointuitodeseentenderasparticularidades,necessidadese
expectativasdeaprendizagemdosportadoresdaSíndromedeDown,pois,ainda
existempoucaspesquisas,publicações,epráticasmetodológicasqueabordamo
assunto.Oobjetivodestapesquisaécompreendercomoocorreaaprendizagemmusical
decriançascomSíndromedeDownemumaturmacomcriançasneurotípicas(sem
transtornosdodesenvolvimentoqueenvolvadistúrbiossignificativosnofuncionamento
psíquico)através doensinode violino emgrupodesenvolvidopelo PCAdo
PPGARTES.Paraisto,ametodologiasedeuatravésdeumaabordagemqualitativa,
baseadanoestudodecaso,atravésdeobservaçãonão-participante.Foramrealizadas
diversasanotaçõesemcadernosdecampo,registrosfotográficoseaudiovisuais.Usou-
se a escala tipo Likert de10-pontos para avaliaros estudantes de violinos. Os estudantes
deviolinoforammusicalizadospormeiodavivêncialúdica,ondeaomesmotempoem
queaprenderamaconhecerasnotas,figurasmusicais,claves,compassos,pausas,
ritmoselerpartituras,iniciou-seoensinodoViolinosemosrigorestécnicos
importantes.Atécnicainstrumentalfoicobradaposteriormente,respeitandootempode
aprendizado de cada estudante.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - ANA MARIA DE CASTRO SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/06/2018 10:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2