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Banca de DEFESA: VANESSA CRISTINA FERREIRA SIMÕES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA CRISTINA FERREIRA SIMÕES
DATA: 21/07/2014
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - SALA 02
TÍTULO:

IDEADORES DE BICITAXIS: Cartografia de Experiências Estéticas em Modos de Viver e Fazer Bicitaxis na Veneza do Marajó (Afuá-PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Ideadores; Bicitaxi; Cartografia; Experiência Estética; Afuá-PA.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte
RESUMO:

Afuá é um município localizado no arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, onde as principais vias da cidade são pontes de madeira, uma vez que foram construídas sobre o rio a invadi-las em tempos de invernada marajoara. Este fenômeno natural, ainda que provoque alagamento do território, tem sua manifestação comemorada como festa entre os moradores, remetendo a um modo de vida capaz de interconectar cultura e natureza. Diante destas especificidades, Afuá precisou recriar seu principal meio de transporte urbano, daí emergiu o bicitaxi. Construído da necessidade dos moradores, impedidos de utilizar veículos motorizados, dada a estrutura da cidade, e em um espaço onde as bicicletas imperam, o bicitaxi nasceu como resultado da união de duas bicicletas, fundidas por uma estrutura de metal. Expressão de saberes locais, experimentação artística, invenção tecnológica, criatividade e estéticas de resistência, renovadas em cada novo veículo construído, o bicitaxi em Afuá chega atualmente a cerca de 200 unidades. Seu processo inventivo e criativo é atravessado por afetos, memórias e disputas de poder, de modo que para sua compreensão científica é fundamental a análise do contexto social em que ele se estabelece, as cosmologias que o compõem. Neste enredo, esta investigação apresenta algumas problematizações já levantadas na pesquisa de mestrado em Artes (em andamento), que objetiva estudar cosmologias imbricadas em estéticas expressas no bicitaxi. São objetivos da pesquisa, compreender os sentidos cosmológicos construídos no processo criativo de uso e ressignificação do bicitaxi; as influências e negociações estéticas na sua configuração formal; bem como as articulações deste com conceitos e processos em arte e design. Para tanto, são aportes teórico-metodológicos da pesquisa a História Oral, orientando a condução da coleta dos depoimentos dos moradores acerca de suas memórias que atravessam o uso do bicitaxi, e a Cartografia, como orientação de pesquisa descentrada para mapear cenários moventes no qual a cultura se constrói. Também, são bases teóricas fundamentais de análise da cena de uma cultura artística amazônica em Afuá, os Estudos Culturais Latino-americanos, o Pensamento Pós-colonial, além de autores contemporâneos da Arte e do Design. Para o alcance da proposta investigativa, o recorte deste artigo concentra-se em discursos acerca dos fazeres e usos do bicitaxi na cidade, articulando-os a processos de reminiscências, dinâmicas de poder e negociações de identidade, a partir de uma perspectiva em que a autora aposta no bicitaxi como patrimônio de afetos e como objeto transgressor, capaz de suscitar discussões sobre resistências e negociações entre saberes locais e globais, entre colonizado e colonizador a fatiar suas transdiferenças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1805399 - AGENOR SARRAF PACHECO
Interno - 6327533 - BENEDITA AFONSO MARTINS
Externo ao Programa - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Externo ao Programa - 375562 - MARIA ATAIDE MALCHER
Notícia cadastrada em: 21/07/2014 09:12
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