Banca de DEFESA: NAILCE DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE: NAILCE DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 08/07/2014
LOCAL: PPGArtes/ICA/UFPA
TÍTULO: A VOZ DA ORALIDADE VINDA DA “MÃE DAS ÁGUAS”: Memoria e Performance de Narradores de Icoaraci
PALAVRAS-CHAVES: Icoaraci; Narrativas Orais; Memória; Performance
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte
RESUMO: Esta proposta de Dissertação de Mestrado pretende descrever o meu trabalho de pesquisa no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM ARTES- PPGArtes, na Linha de Pesquisa Processo de Criação e Atuação em Artes, na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências das Artes. Nela, exponho minha trajetória e envolvimento com os contadores de histórias de Icoaraci. O objetivo principal é registrar as narrativas, com ênfase na memória dos contadores, bem como a performance desses narradores no ato de narrar os fatos. Outro objetivo é dar destaque à importância da memória enquanto elemento construtor das identidades das pessoas do lugar. As narrativas coletadas em “Rodas de Conversas” demandam diversos olhares e falares sobre o local. Muitos saberes, curiosidades, particularidades e pontos comuns são revelados pelas histórias. Todos que participaram das Rodas materializam, através de palavras, gestos, expressões corporais e faciais, acontecimentos, vivências reais ou imaginárias, que, na maioria das vezes, se relacionam com a identidade amazônida de nossa gente. Expressaram com a voz, os gestos, o corpo, sensações que essas reminiscências suscitaram. A memória lembrada e esquecida perpassa por experiências de sujeitos que vivem no presente em permanente diálogo com lembranças da vida passada. Dialogando com teóricos que discutem narrativas orais, memória, performance e com as próprias narrativas transcritas, a pesquisa busca compreender como os sujeitos exteriorizam suas memórias, através das narrativas orais, o que demanda a performance corporal dos envolvidos. Éclea Bosi, Paul Zumthor, Vera Lúcia Felício Pereira, Pierre Nora, Maurice Walbwachs, Roberto Cardoso de Oliveira, Silvio Lima Figueiredo e Auda Tavares Piani são alguns nomes que compõem os referenciais histórico-teóricos presentes nesta pesquisa. No futuro, outros poderão ser acrescentados para complementação e finalização do trabalho.
Interno - 6327533 - BENEDITA AFONSO MARTINS
Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 2200566 - PEDRO PETIT PENARROCHA
Notícia cadastrada em: 08/07/2014 07:26