Banca de DEFESA: NAYANE NAZARÉ SILVA DE MACEDO

DISCENTE: NAYANE NAZARÉ SILVA DE MACEDO
DATA: 25/06/2014
LOCAL: Sala 2 do PPGARTES
TÍTULO: Ensino de teoria musical em um conservatório: estudo e avaliação
PALAVRAS-CHAVES: Conservatório, Teoria Musical, Ensino, Currículo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Nesta pesquisa, situada na subárea Música, são abordados aspectos educacionais, especificamente no âmbito da educação musical, no eixo das Interfaces em Arte, Cultura e Sociedade. Foi desenvolvida com o objetivo de compreender a teoria musical do programa curricular desenvolvido em conservatório de música, em Belém-PA. Está fundamentada em pressupostos pedagógicos e sociológicos para analisar o atual ensino da gramática musical, nas séries iniciais de curso de música. Tal análise foi iluminada por obras sobre educação musical, tendências pedagógicas, currículo, história oral e sociologia. A metodologia envolveu análise documental, aplicação de entrevistas e questionários. Os aspectos levantados referem-se a: informações sobre a introdução do ensino da música erudita em Belém-PA até a criação do conservatório em tela e o modo como foi sendo desenvolvido o ensino de disciplina cujo conteúdo envolve o domínio da leitura e da escrita musical; teoria musical a partir do atual PPP da instituição investigada; e opinião dos professores e alunos do conservatório local acerca do ensino desta disciplina. Os resultados da pesquisa deverão contribuir para a compreensão do pensamento pedagógico que ali vem norteando a seleção de conteúdos, analisando e avaliando suas contribuições para a formação dos alunos de conservatório de música paraense.
Presidente - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo à Instituição - MARCUS VINÍCIUS MEDEIROS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 02/06/2014 19:47