Banca de QUALIFICAÇÃO: SILENE TRÓPICO E SILVA

DISCENTE: SILENE TRÓPICO E SILVA
DATA: 30/01/2017
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, Belém, Pará

MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA: Um estudo com alunos do ensino médio.

Motivação para aprender música. Educação musical. Ensino Médio. Teoria da Autodeterminação. Música.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes

SILVA, Silene Trópico. Motivação para aprender música: um estudo com alunos do ensino médio. ano. xxx fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.

Situamos este estudo na perspectiva sócio cognitiva da motivação humana voltadas a compreender a motivação do aluno para aprender amparado nos paradigmas da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Este estudo tem como objeto de estudo o atendimento das necessidades psicológicas básicas dos estudantes para aprender música na escola pública de ensino médio. Objetivo geral da pesquisadora é compreender as contribuições da motivação para aprendizagem musical. Objetivos específicos são: (a) verificar influências internas e externas que motivam o envolvimento em práticas musicais; (b) verificar por intermédio da literatura os mecanismos psicológicos básicos que motivam a aprender música; (c) verificar fatores pessoais, educacionais e socioculturais que influenciam a compreensão dos conteúdos; (d) verificar a natureza (intrínseca e extrínseca) que origina a motivação para aprender conteúdos musicais. Nas escolas paraenses não são conhecidas até o momento nenhuma pesquisa com proposta de estudar a motivação para aprender música no ensino médio; por esta razão, se faz importante compreender o comportamento motivado para autodeterminação destes alunos enquanto desenvolvem atividades musicais na escola pública. Serão selecionados para participar da pesquisa os jovens do ensino médio com idade entre 15 á 17 anos e que aprendem música no currículo nas escolas estaduais de ensino da região metropolitana de Belém. Esta pesquisa é de natureza exploratória. Consiste na identificação e descrição das orientações motivacionais dos alunos, bem como, da relação entre as diversas variáveis do estudo. O desenho da pesquisa prevê a realização de um survey nas escolas estaduais selecionadas previamente e a variável teórica e dados demográficos serão descritos de forma individual e comparados entre si. As etapas da pesquisa se constitui de 3 etapas (Revisão Bibliográfica, Redação dos questionários e realização do Survey). Os dados coletados serão sistematizados para organizar as informações obtidas de forma organizada. Será realizado um survey e utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário, no formato de escala do tipo Likert, que ainda será formulado para obter o auto-relato dos participantes. Desta forma, os dados colhidos através do emprego dos questionários serão analisados à luz da Teoria da Autodeterminação e da motivação para aprender de forma quantitativa. Os resultados serão descritos sob a forma de tabelas estatísticas á serem apresentados sob a forma de gráficos e tabelas. Após o cumprimento desta etapa, os resultados serão redigidos na forma dissertativa á fim de atender aos objetivos e responder à pergunta da pesquisa. Que fatores motivam o aluno a aprender música. Nesta concepção de estudo da motivação do aluno pretendemos ainda avaliar como se processa a internalizarão e integração do conhecimento adquirido na disciplina Artes, conteúdo música á luz dos fundamentos da teoria da motivação autodeterminada. Entendemos ser a música um elemento de fácil trânsito em todas as áreas de conhecimento que compreendem “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” e acreditamos que podem ser desenvolvidas através da música habilidades prévias no estudante que contribuirão para aquisição de conhecimentos também em outras disciplinas. Acreditamos que a pesquisa sobre motivação do aluno para aprender música na escola diminua a lacuna profunda que se instaura no ensino médio assinalando este nível de ensino em um baixo nível de compreensão. Percebemos que a disciplina música de igual forma sofre com as dificuldades de compreensão expressas nas análises escritas de alunos desta esfera de ensino e por isso, acreditamos que o emprego das medidas avaliativas do comportamento motivado pela autodeterminação poderão revelar o perfil motivacional dos alunos. Além de, apoiar professores e pesquisadores na tomada de decisão e emprego de estratégias que contribuam com a saúde psicológica dos estudantes. De outra forma, o conhecimento sobre o estado motivacional dos alunos do ensino médio será importante para que todos os envolvidos no processo repensem sua atitudes na escola (DECI, 2009).

Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo à Instituição - JOSE RUY HENDERSON FILHO
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA