Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCÉLIA ESTUMANO HENDERSON

DISCENTE: JUCÉLIA ESTUMANO HENDERSON
DATA: 15/12/2016
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes

A construção do gosto musical de jovens e adultos da EJA: cotidiano e habitus híbrido

Educação musical. Educação de jovens e adultos. Habitus híbrido. Cotidiano. Gosto musical

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Este trabalho consiste em apresentar discussões acerca do ensino de música para alunos da EJA, especificamente de uma escola pública em Belém do Pará. A questão norteadora que motivou a pesquisa foi: como é construído o gosto musical dos alunos da modalidade de educação de jovens e adultos, no Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro? A partir dessa premissa surgiu o objetivo da pesquisa que é: Analisar o gosto musical dos alunos da modalidade EJA, no Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro, sendo este o objetivo principal da pesquisa. Os objetivos específicos são: contextualizar a modalidade EJA à luz dos documentos oficiais; refletir sobre a construção do gosto musical dos educandos da EJA, a partir do conceito de habitushíbrido(família, escola e mídia);e apontar princípios norteadores para o ensino de música na EJA, considerando os dados obtidos da pesquisa de campo.Seguindo orientações teóricas do campo da sociologia em conexões com o campo da educação musical, este trabalho visa revisitar os dados coletados na pesquisa da especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – ARTE – AMAZÔNIA, realizada no ano de 2015, onde realizaram-se observações e entrevistas semi-estruturadas com os alunos de uma turma da 1ª Etapa do Ensino Fundamental da referida escola.A proposta é ampliar a discussãoiniciada no curso em questão, buscando analisar os dados coletados pela lente dos autores: Setton (2002a e 2002b) baseado na teoria do habitus híbrido, que considera a família, a escola e a mídia no mundo contemporâneo como instâncias socializadoras que coexistem numa relação de interdependência de forma permanente e dinâmica;Heller (1992), para dialogarsobre o conceito de esferas sociais da vida cotidiana e não-cotidiana; Souza (2004 e 2008); Louro e Souza (2013) e Penna (2003 e 2010), para referendar as teorias do cotidiano aplicadas à educação musical; e Monteiro (2008) e Quadros Jr e Lourenço (2013) para dialogar sobre gosto musical. Para alcançar os objetivos propostos na primeira seção foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos e, documentos como: - LDB, PCN, Leis, sitedo MEC e site da SEDUC.Na segunda seção apresenta-se as bases da teoria dohabitus híbrido (família, escola e mídia), traçando diálogos com os autores que escrevem sobre o cotidiano, cotidiano e educação musical e gosto musical, relacionando os pensamentos com os dados que emergiram do campo. O terceiro capítulo, ainda em construção,  deverá apontar princípios norteadores para o ensino de música na EJA. Nesse sentido serão consideradas a revisão de literatura realizada e a análise dos dados coletados, à luz das teorias que embasam esta pesquisa.

Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo ao Programa - 2153640 - CELSON HENRIQUE SOUSA GOMES
Externo à Instituição - JOSE RUY HENDERSON FILHO