Banca de DEFESA: ELIANE CRISTINA NOGUEIRA FERREIRA FONSECA

DISCENTE: ELIANE CRISTINA NOGUEIRA FERREIRA FONSECA
DATA: 30/06/2016
LOCAL: Auditório do PPGARTES

Processos de ensino na preparação para o Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém - PA

Bandas, Ensino de Música, Santarém - PA.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Esta pesquisa trata sobre processos de ensino em bandas de música que participaram do IX Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém (PA) – 2015. O objetivo geral consistiu em investigar os processos de ensino nas bandas e fanfarras escolares na preparação para referido festival. Foram aplicadas entrevistas em história oral junto a três instrutores e/ou regentes de três bandas de três escolas estaduais daquela localidade. Assisti a ensaios dessas bandas, bem como às suas apresentações nos desfiles cívicos e no festival. A importância desta pesquisa está na necessidade de abordar a educação musical em Santarém, e em face de sua importância local, o ensino em banda no contexto da educação básica especificamente na preparação para o Festival de Bandas e Fanfarras escolares, como contexto gerador de práticas socioculturais e educativas que podem ajudar a identificar processos de ensino na atuação de professores de música deste município.

Presidente - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo à Instituição - LILIA NEVES GONÇALVES
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Notícia cadastrada em: 06/06/2016 15:38