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Banca de DEFESA: NILZE DE SÁ SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILZE DE SÁ SAMPAIO
DATA: 16/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

DO CINEMA À EDUCAÇÃO: TRÂNSITOS MUSICAIS NA CRIAÇÃO DE UMA VIDEOAULA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Música de cinema. Concepção musical. Videoaula. Educação à distância.


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes
RESUMO:

SAMPAIO, Nilze. Do cinema à educação: Trânsitos musicais na concepção de videoaulas. 2016. 143 fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.

Esta pesquisa teve como objetivo fazer o estudo da concepção musical de videoaulas a partir dos usos musicais do cinema, utilizando-se como referência principal os conhecimentos de Michel Chion, através das obras “A audiovisão” (2011) e “La música en el cine” (2014). Embasam também este estudo, no que se refere: à estrutura da linguagem cinematográfica, Martin (2013) e Mascelli (2010); à semiótica discursiva, Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); à arte e educação, Duarte (2000); à educação a distância, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); à videoaula, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire (2007). A presente pesquisa se justifica pela mudança que vem ocorrendo no âmbito da educação, fortemente influenciada e dinamizada pelas tecnologias da informação e da comunicação, e ainda pela necessidade de unir a estética à educação, em busca de processos de ensino-aprendizagem que considerem as particularidades humanas, incluindo a dimensão do sentir nesse processo. A análise foi realizada com base na semiótica discursiva e em dois instrumentos criados pela pesquisadora: o Mapa sonoro/musical, que procurou identificar de um modo geral o discurso e questões didáticas, e de um modo específico, aspectos musicais como a questão das dominantes sonoras, dos usos musicais e dos pontos de utilização e sincronização da música na produção de sentido; e a Lista sintética dos usos musicais, em que foram apresentados os usos musicais segundo Chion, a descrição e exemplificação respectiva. Também para auxílio na análise foi definida a seguinte tipologia de videoaulas: videoaula vídeo educativo/instrutivo, videoaula modelo presencial e videoaula com variedade de recursos discursivos. Mediante esses conhecimentos buscou-se esclarecer a questão de “Como a música pode ser utilizada na concepção de videoaulas, a partir dos seus usos no cinema?”. Percebeu-se após as análises que a presença da música varia conforme o tipo de videoaula e o seu momento de utilização. Assim, nas videoaulas com maior variedade de recursos discursivos, como os tipos vídeo educativo/instrutivo e com variedade de recursos discursivos, notou-se maior presença da música para a materialização do discurso. Inversamente, nas videoaulas com menor variedade desses recursos, notou-se uma menor presença musical, como no tipo modelo presencial. Quando a música é pensada na concepção da videoaula, de um modo geral, também é maior sua possibilidade de uso do que quando trabalhada na videoaula já gravada. Esses são processos de trabalho distintos, mas que deverão ter em vista o uso da música para reiteração e materialização do discurso. Os usos musicais mais frequentes foram: continuidade, fluência do filme; representação simbólica; continuidade e descontinuidade dos planos sonoros; sincronização; temporalização da imagem; coestruturação e coirrigação; e movimentação das imagens. Diante do exposto, concluiu-se que a música é um elemento pedagógico, um recurso discursivo da videoaula que pode ser utilizado para a sua coestruturação e para questões audiovisuais fundamentais, possibilitando uma educação estética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 375562 - MARIA ATAIDE MALCHER
Notícia cadastrada em: 13/05/2016 09:18
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