Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS LUAN FREITAS DE AMORIM

DISCENTE: MATHEUS LUAN FREITAS DE AMORIM
DATA: 20/03/2024
LOCAL: PPGArtes - Av. Magalhães Barata, 611

REPRESENTAÇÕES DA JUVENTUDE NEGRA-LGBTQIAP+ EM ESPAÇOS ESCOLARES DE TRÊS NARRATIVAS SERIADAS: UM ESTUDO SOBRE  IDENTIDADES E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA INTERFACE
ARTE-EDUCAÇÃO E AUDIOVISUAL.

Palavras-chave: Identidade. Representações da Juventude Negra-LGBTQIAP+. Identificação. Arte-educação. Audiovisual.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Teoria da Arte

A presente pesquisa de mestrado acadêmico em artes consiste em um estudo que visa problematizar os conceitos de identidade e de identificação na interface Arte-educação e Audiovisual através de uma análise de diferentes representações da juventude negra-LGBTQIAP+ em espaços escolares, produzidas por três narrativas seriadas: Sex Education (Netflix 2019), Euphoria (HBO Max, 2019) e Segunda Chamada (Globo Play, 2019). Para isso, decide-se por hibridismo metodológico discursivo, neste percurso, na medida em que ser um artista-pesquisador-educador (DIAS E IRWIN, 2013) que revisita lugares de memória (NORA, 1993) de sua jornada formativa, entre obras artísticas, literárias e acadêmicas, configura-se como parte indissociável do caminho trilhado até à problematização e à análise das representações pretendidas. O estudo então apresenta uma revisão de literatura do pensamento teórico de Stuart Hall (1997), (2003), (2014, (2016) dentro do campo dos Estudos Culturais, tomando algumas de suas obras como parte fundamental de seu referencial teórico no processo de compreensão e problematização das identidades, buscando no caminhar da pesquisa alcançar um encontro com a análise fílmico-compreensivo da narrativa seriada (AZUBEL, 2018). De modo que, o presente estudo mediante à problematização de seus conceitos norteadores e análise das narrativas seriadas propostas, visa refletir sobre a linguagem audiovisual como sendo um sistema representativo cultural de diferentes posições-de-sujeito revelando processos de regulação e identificação simbólicos e imaginários, por onde uma espécie de educação pela arte que estaria em curso acerca dos sentidos e significados sobre identidade, liberdade e autonomia do ser através de narrativas audiovisuais seriadas.

Presidente - 1764943 - ANA CLAUDIA DA CRUZ MELO
Interno - 3909864 - ALEX FERREIRA DAMASCENO
Interno - 2367847 - FRANCISCO PEREIRA SMITH JUNIOR
Externo ao Programa - 3304910 - RICARDO HARADA ONO