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Banca de DEFESA: ARIANNE ROBERTA PIMENTEL GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANNE ROBERTA PIMENTEL GONÇALVES
DATA: 26/02/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Sala Vicente Sales (Memorial dos Povos)
TÍTULO:

A ENCRUZULHADA DE ZÉ PELINTRA COM TRÊS MESTRES-SALAS PARAENSES: POR UMA ANCESTRALIDADE ARTÍSTICA. 


PALAVRAS-CHAVES:

 Mestre-sala. Zé Pelintra. Riscado. Espetacularidade. Ancestralidade Artística.

 


PÁGINAS: 357
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
ESPECIALIDADE: Execução da Dança
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre a instauração poética da noção de Ancestralidade Artística assentada pelas dimensões encruzas entre Zé Pelintra – o grande ancestral malandro da Umbanda – e o Mestre-sala, emblemático personagem do carnaval brasileiro de escola de samba, na relação mítica, sagrada e artística da espetacularidade ancestral do samba. É uma pesquisa-encruzilhada de construção epistemológica afrocentrada e de guerrilha decolonial que propõe desconstruções de perspectivas emolduradas e hierarquizadas estabelecidas ao corpo. Exu é o grande ancestral-epistemológico, força transgressora e movente, a encruzilhada enquanto motriz de atravessamentos e a malandragem enquanto filosofia e poética dos homens-malandros pesquisados. Zé Pelintra e Mestre-sala são corpos encantados, homens da rua, do terreiro, do samba, assim denominados pela observação das diversas e profundas relações destes espaços-territórios em suas poéticas. A pesquisa apresenta uma iconografia própria, com símbolos e significados específicos atrelados aos fundamentos da Escrita Sagrada da Umbanda, os pontos riscados, e do riscado dançado dos mestres-salas Nando Elegância, Bené Brito e Fábio de Cássio, três “entidades”, negros, afro-religiosos, célebres mestres-salas do carnaval paraense, sujeitos-protagonistas da pesquisa que evidenciam a espetacularidade do riscado na Amazônia. A Metodologia-Etno-Encruza é uma instauração autoral da pesquisa, assentada pelo processo de escuta sensível do fenômeno, sustentada pela Etnocenologia, principal base teórico-metodológica e pelas imersões ancestres e criações artísticas da pesquisadora exuística enquanto mulher, mãe-artista-porta-bandeira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 273431 - MIGUEL DE SANTA BRIGIDA JUNIOR
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 2263777 - MARIA ANA AZEVEDO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA MORAES DE CARVALHO
Externo à Instituição - DANIELA MARIA AMOROSO
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 11:49
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