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Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDOMBERTO FERREIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDOMBERTO FERREIRA ALVES
DATA: 19/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: ufpa
TÍTULO:

ESCRITAS DE CRÍTICA DE ARTE: SOBRE MODOS MINORITÁRIOS DE EXERCITAR O PENSAR-ESCREVER A ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNE


PALAVRAS-CHAVES:

Crítica de arte, escrita, giro minoritário, arte contemporânea


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte
RESUMO:

Esta tese debruça-se sobre o estudo de escritas da crítica de arte, em especial sobre modos minoritários de exercitar o pensar-escrever críticas de arte junto a arte brasileira contemporânea. Estudo que se justifica pela necessidade de discutirmos que esse certo modo stricto sensu, canônico, maior, de operar com a crítica de arte pautado, de um lado, na tradição de duplo sentido positivista-paternalista (em que transparece o exercício de uma autoridade especializada, outorgada ao ajuizamento do trabalho de arte que, no limite, define quais produtos artísticos podem ser ou não legitimados como obras de arte), e de outro lado, no chamado paternalismo unidirecional (em que a escrita crítica desempenharia a função de tradutora do trabalho de arte para o público em geral, a fim de oferecer, uma interpretação “justa” acerca das suas possibilidades de fruição), não só viria sendo contestado como modelo único, como não teria mais nenhuma prerrogativa neste momento de atualidade, sendo fundamental, que a escrita da crítica de arte se ponha em questão, redefinindo seus métodos, interesses e formas de disseminação pública. Seu objetivo é, portanto, mapear, investigar e analisar modos minoritários de exercitar o pensar-escrever críticas de arte junto a arte brasileira contemporânea que viriam fornecendo aportes para expandir e complexificar as escritas da crítica de arte. Para tal, toma como bússola a seguinte questão norteadora: quais aportes teórico-metodológicos orientam e emergem desses modos minoritários de exercitar o pensar-escrever junto a arte brasileira contemporânea e como eles potencialmente contribuem para a expansão e complexificação das escritas da crítica de arte? Visando um recorte mais circunscrito deste universo empírico, a metodologia de análise delimitará o objeto de pesquisa na recorrência de procedimentos que aparecerem nesses modos minoritários de exercitar o pensar-escrever a arte brasileira contemporânea. Em diálogo com o campo de estudos sobre processos de criação, desenvolveremos uma cartografia de procedimentos de criação dessas escritas que juntas instituiriam e configurariam uma complexa e polifônica rede de críticas de arte menores. Sob a perspectiva da crítica de processo [SALLES, 1998; 2006], propõe-se com o desenvolvimento dessa cartografia uma compreensão e uma articulação (dentre tantas possíveis) em torno dos processos de criação de escritas da crítica de arte que ensejam modos minoritários de exercitar o pensar-escrever a arte brasileira contemporânea. Ateremo-nos aos procedimentos que irão sobressair ao longo da pesquisa – fazendo uso, quando necessário, da análise de estudos de caso – mas preservando, prioritariamente, a importância de demonstrar a pluralidade dessas escritas críticas minoritárias que serão cartografadas, observando e discutindo as maneiras como esses procedimentos se retroalimentam e se articulam através dos seus respectivos processos de criação. O foco, aqui, reside na discussão desses procedimentos sob o prisma da partilha de outros equivalentes sensíveis da realidade, localizando e discutindo os aportes que coloquem em disputa a enunciação dos discursos e a locução crítica das próprias formas de narração da historicidade da arte, de si e do mundo. Por este viés, busca-se explicitar as interconexões entre esses procedimentos, bem como analisar as maneiras como eles interagem entre si, constituindo espaços comunicacionais sob uma perspectiva de um sistema complexo, cujos aportes expandem e complexificam as escritas da crítica de arte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2214671 - MARIA DOS REMEDIOS DE BRITO
Interno - 2178211 - ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA
Interno - 1692778 - ANA CLAUDIA DO AMARAL LEAO
Externo à Instituição - LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO
Externo à Instituição - ROSEANE PRECIOSA SEQUEIRA
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 15:56
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