Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELY DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELY DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 04/09/2023
LOCAL: PPGARTES - REMOTO

A casa de Marlene

Poética. Processo criativo. Fotografia. Instalação. Performance.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fotografia

Este memorial apresenta a pesquisa “A casa de Marlene”, que desenvolvo no Doutorado em Artes, do Programa de Pós-Graduação em Artes, do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará. Um prolongamento da pesquisa que produzi no Mestrado em Artes, na mesma instituição de ensino superior. É uma poética construída a partir de memórias familiares e afetivas, em que se fundem fotografias, vídeos, sons, escritos, olfato, paladar, tato e sentimentos. É vinculada à linha de pesquisa 1, de poéticas e processos de atuação em artes, na linguagem artística de artes visuais. Como artista-pesquisadora, desenvolvo uma instalação artística e este memorial, com reflexões sobre o processo criativo da obra. Ao longo da trajetória, tenho conversado com artistas como, Monet (cozinha) e Da Vinci (A Última Ceia, pão); e com teóricos como, Lancri (metodologia), Vasquez (fotografia, meditação e metodologia), Lynch (meditação e metodologia), Bosi (memória) e Krauss (escultura no campo ampliado). Por meio de uma metodologia inspirada em meditação, desenvolvo camadas poéticas neste percurso criativo. Elas são inúmeras e, no fragmento da instalação, apresento vestígios que estão em mim, do jardim, do quarto, da cozinha e do quintal, onde vivenciei uma vida na casa de minha mãe.

Interno - 2178211 - ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Externo à Instituição - CAROLINA FELICE BONFIM
Externo à Instituição - JOSÉ MARIANO KLAUTAU DE ARAÚJO FILHO