Banca de QUALIFICAÇÃO: JEOVÁ DE JESUS COUTO

DISCENTE: JEOVÁ DE JESUS COUTO
DATA: 24/01/2014
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Artes
TÍTULO: Pontencialidades formativas da música em face de sua inserção obrigatória no currículo escolar: análise sobre os desafios e perspectivas para uma educação musical no município de Breves - PA
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical, potencialidades formativas, currículo, ensino fundamental, Breves – PA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho parte do princípio de que a música é um conhecimento imprescindível para a educação escolar por apresentar potencialidades formativas diversas e, por meio delas, estimular a formação global do indivíduo. Entretanto, a educação musical no Brasil apresenta um histórico de desprestígio quanto às suas possibilidades educativas, relegada, muitas vezes, à categoria de conteúdo menos importante dentro do currículo. Neste contexto, a pesquisa divide-se em duas partes. Na primeira parte, por intermédio de revisão da literatura, apresenta-se a música enquanto potencialidade formativa importante no currículo escolar. Recorre-se a autores da educação musical que fundamentam o pensamento aqui construído em torno das funções da música na escola. Um ponto de vista histórico torna-se importante para analisar o percurso da educação musical, verificando aspectos que relacionem o potencial formativo da música e o surgimento das normatizações para a educação musical no Brasil que culminam com a implementação da lei 11.769/2008, a qual tem suscitado muitas discussões. Na segunda parte, desenvolve-se discussão sobre uma realidade específica: a educação musical no município de Breves - PA. Neste local, vem-se realizando uma pesquisa de campo em escolas do ensino fundamental, com o objetivo de analisar os desafios e as perspectivas para a educação musical, no sentido de identificar potencialidades formativas hoje desenvolvidas e possibilidades de outros desdobramentos.
Presidente - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo à Instituição - JUSAMARA VIEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 19/12/2013 18:13