Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSIKA CASTRO RODRIGUES

DISCENTE: JESSIKA CASTRO RODRIGUES
DATA: 24/01/2014
LOCAL: ICA/UFPA
TÍTULO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO: UM ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão Social - Formação Musical - Educação profissional.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa tem como título “Caminhos para uma Formação: Um estudo do processo de formação de pessoas com transtorno do espectro do autismo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará”. Pessoas com necessidades educacionais especiais estão sendo aceitas nas diversas instancias educacionais por força da lei sendo necessário, muitas vezes, o uso de facilitações para este cumprimento resultando numa postura discriminatória em relação a estas pessoas. É por tal motivo, que embora todo cidadão que se propõe à conquista de uma formação almeje ser um profissional capaz de exercer com autonomia o que esta lhe proporcionou, nota-se veemente a necessidade de uma profissionalização pautada numa formação de qualidade. Isto não é diferente em se tratando de indivíduos com necessidades educacionais especiais. Portanto, a relevância social e científica deste estudo recai no intuito de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como para o desenvolvimento de estratégias que auxiliem educadores a contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do público com TEA, viabilizando o estímulo e a ressignificação da prática docente. Fundamenta-se teoricamente em Carvalho (2005) que trata da educação para pessoas com necessidades específicas, Louro (2006) para embasar a educação musical para pessoas com necessidades específicas e Kuenzer (2005) para a educação profissional para pessoas com necessidade específicas. Esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar o processo de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no curso técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Se desdobrando especificamente em Identificar o papel do Programa Cordas da Amazônia (PCA) na captação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); contextualizar a ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), relacionadas aos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); compreender como se dá a inserção de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no curso técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Para o alcance do objetivo proposto será realizado um estudo de caso com dois (n=2) estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Um estudante que está cursando o 1º ano do curso técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará e um estudante já formado no curso técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 16/12/2013 07:49