Banca de DEFESA: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA
DATA: 15/03/2023
LOCAL: PPGARTES/UFPA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA: Uma proposta de ensino-aprendizagem por intermédio da pesquisa e prática docente

Formação de professores. Formação continuada de professores de Música. Música na educação básica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

A presente pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará consiste apresentar a formação continuada de professores de Artes/Música com grande relevância na realidade contemporânea, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta reflexões acerca de uma capacitação de Formação Continuada para professores, que contempla especificamente profissionais da rede municipal de Belém do Pará por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Portanto, o pesquisador objetiva Investigar a formação continuada de professores de Artes/Música da educação básica no município de Belém a partir do aperfeiçoamento de conteúdos e elaboração de estratégias metodológicas para a área da música, tendo como base o perfil dos profissionais e a realidade das escolas em que atuam. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Comparar, junto com os profissionais da educação, alternativas didático-pedagógicas para o ensino de música, considerando o perfil de formação e a realidade do contexto educacional em que atuam; (b) Aplicar capacitação teórico-prática do uso de ferramentas virtuais para o ensino de música nas escolas de educação básica do município de Belém. Para o alcance dos objetivos adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa  Experimental. A partir deste contexto sobre formação continuada de professores de Artes/Música, a presente pesquisa traz diálogos entre os principais autores: IMBERNÓN (2010), SAVIANI (2009), NÓVOA (1991), TANURI (2000), FUSARI (1994),  COSTA (2019), COSTA; DEFREITAS JÚNIOR (2020), JARDIM (2019), LIMA (2019), PENNA (2007), entre outros. As primeiras motivações para a proposição do presente estudo encontram abrigo em minha atuação profissional na escola pública no estado do Pará, a qual reflete a trajetória de um professor-pesquisador da área de música. Desde o ano de 2012 no ingresso à universidade, meu trajeto-percurso na área de música vem perpassando por caminhos de formação inicial e posteriormente a formação “continuada” de professores de Artes/Música a nível profissional e em âmbito acadêmico. A amostra da pesquisa foi de 15 participantes professores de Artes/Música da rede municipal, sendo realizado no município de Belém no período de maio a junho de 2022. O estudo foi baseado em uma análise exploratória, onde o nível de significância foi α = 0,05 e o intervalo de confiança de 95%. A amostra foi obtida pela amostragem não paramétrica, onde foi utilizado o teste Wilcoxon. Em geral, nota-se, nas respostas, que antes do curso, 31,25% dos participantes avaliaram que Concordam Totalmente que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD, depois do curso esse percentual subiu para 75%, demonstrando ainda mais que o curso impactou de forma positiva para que os participantes considerem ainda mais importante que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD. Os resultados alcançados no Curso FOCO em Música  revela o potencial de aprendizagem que cada participante adquiriu permitindo mudanças e diálogos no seu exercício enquanto docente de Artes/Música.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO