Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE MARIA PAMPLONA PUGET

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

A proposta desta pesquisa tem como foco, os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu, do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná (1985); Paid’égua, do Império de Samba Quem São Eles (1986) e Sonho Cabano, do extinto Grêmio Recreativo Cultural e Social Acadêmicos da Pedreira. O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos dos sambas de enredo: Amanheceu, Pai d’égua e Sonho Cabano. Os objetivos específicos visam conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das escolas de samba Grêmio Recreativo Jurunense Escola de Samba Não Posso Me Amofiná (Rancho), Império de Samba Quem São Eles e Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira e analisar os sambas de enredo: Amanheceu, Pai d’égua e Sonho Cabano.  A pesquisa se fundamenta na Etnomusicologia. Para tanto, levou-se em consideração, a trajetória artística de seus compositores e o histórico das escolas de samba onde esses sambas se originaram. A metodologia apoia-se em entrevistas, com os compositores dos sambas e outras pessoas envolvidas na história e na composição dos sambas já citados, leituras e levantamento documental relacionado à Etnomusicologia, Carnaval, Carnaval paraense, samba, e samba de enredo.

Presidente - 1475503 - LILIAM CRISTINA DA SILVA BARROS
Interno - 273431 - MIGUEL DE SANTA BRIGIDA JUNIOR
Externo ao Programa - 325515 - REGINA DE FATIMA MENDONCA ALVES
Notícia cadastrada em: 01/12/2015 12:34