Notícias

Banca de DEFESA: SILVIA DO SOCORRO LUZ PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA DO SOCORRO LUZ PINHEIRO
DATA: 20/01/2023
HORA: 16:00
LOCAL: TEATRO DO DESASSOSSEGO
TÍTULO:

KATA PESSOAL:

DA ROSA SALTA GAFANHOTO:

TRÂNSITOS ENTRE KATA PESSOAL E POESIA CORPÓREA


PALAVRAS-CHAVES:

Processo de autocriação. Kata pessoal. Poética flexível. Teatro.


PÁGINAS: 416
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral
RESUMO:

Esta é uma tese memorial que foi dividido em cinco livros, que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra cênica Da Rosa salta Gafanhoto, assumindo-a como poética e metodologia da pesquisa. Que transita pela dimensão feminina da Samurai, Gueixa e Criança Luz inerente à pesquisadora e suas relações com as poéticas corpóreas de cada uma delas. A pesquisa declara ser o gafanhoto que salta da rosa e assume como corpo da pesquisa esse salto que ele dá e se metamorfoseia nas três figuras femininas que aparecem na tese, as quais são fantasmas que orbitam à pesquisadora, ou fendas por onde o processo de criação se espalha. A poética e metodologia usada na pesquisa, perpassa no processo do como é que uma palha se torna quando ela começa a secar, a morrer, se torna flexível, se enrola em uma flor e salta em forma de gafanhoto[i1] , essa foi a metodologia utilizada. Alguma coisa que se desenrola, mas, primeiro ela seca e vai em direção à morte, seria uma metodologia da morte? Do perecimento? Uma poética do perecimento, um método poético de trabalho, mas, o que é isso? Um método de flexibilidade poética, onde contém o treinamento Kata pessoal, os três mascaramentos. Apresento como suporte teórico o conceito de pesquisa performativa que abraça essas proposições para os estudos práticos realizados e para a construção da escrita que emana das práticas da sala de trabalho. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015). O fio condutor da pesquisa é essa metodologia poética flexível – Da Rosa salta gafanhoto -, onde a artista-marcial apresenta a noção de autocriação, por afirmar que enquanto gera a obra vivencia uma série de questionamentos, os lugares vazios da artista marcial e afinamentos de coerência frente ao mundo e a si mesma, passando a autocriar-se, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si diante das diferenças de si.


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Interno - 1325385 - IARA REGINA DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 2145505 - ADRIANA MARIA CRUZ DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1793629 - MAYRLA ANDRADE FERREIRA
Notícia cadastrada em: 17/01/2023 10:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2