Banca de QUALIFICAÇÃO: NELIA LUCIA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NELIA LUCIA FONSECA
DATA: 13/12/2022
LOCAL: on- line

Práticas educativas em Artes Visuais e questões ambientais com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Fundação Escola Bosque Centro de Referência em Educação Ambiental Profº Eidorfe Moreira

Artes Visuais. Ensino-Aprendizagem. Questões ambientais. Imagem. EJAI. FUNBOSQUE.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas

A pesquisa tem como temática o ensino/aprendizagem da Arte e as questões ambientais e seu objeto são as práticas educativas em Artes Visuais e o eixo ambiental. O objetivo geral é analisar como o(a)s estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Fundação Escola Bosque (FUNBOSQUE) manifestam-se em seus processos de criação artística às questões ambientais. Para responder a seguinte questão norteadora: Como os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Bosque revelam, em seus processos de criação artística a temática centrada nas questões ambientais nas aulas de Arte/Artes Visuais. As práticas educativas em Arte visaram uma interlocução com as questões ambientais, pois há na contemporaneidade uma preocupação mundial com o aquecimento global, o desmatamento da Amazônia, a expressiva quantidade de resíduos sólidos produzidos nos centros urbanos e com a poluição dos oceanos. Para alcançar o objeto do estudo, propus trilhar caminhos por meio da pedagogia freireana e a transversalidade da Educação Ambiental com ênfase para a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizamos a Cartografia baseada a partir do campo conceitual, formulado por Félix Guattari e Gilles Deleuze (1995). Desta feita, a Cartografia me permitiu sobrevoar e mergulhar nas pistas e trilhas que vão mapeando e constituindo a narrativa da tese. Os recursos aplicados foram os questionários do Google Forms disponibilizados na internet, documentos oficiais como o Estatuto e o Projeto Político Pedagógico da FUNBOSQUE, bem como, os documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Como registro e parte da ação do processo de ensino/aprendizagem em Arte/Artes Visuais foram produzidos:  fotografias, pinturas, desenhos e vídeo. Essas produções foram realizadas tanto pelo(a)s estudantes, quanto pela professora na sala de aula. Na análise do material produzido durante as aulas do componente curricular Arte/Artes Visuais, observo como o(a)s estudantes da EJAI organizam suas imagens pelos dispositivos tecnológicos para expressar as marcas territoriais do ambiente em que vivem, as linhas de fuga, às formas e formatos vigentes ou se apenas refletem os clichês visuais. As aulas foram ministradas no contexto da pandemia de Covid-19, sendo necessário rever as formas de ensinar/aprender Arte diante dos desafios impostos e a necessidade de resistir aos desafios impostos pelo cenário pandêmico para superar os problemas didáticos-pedagógicos e socioeconômicos e culturais.

Presidente - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Interno - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Interno - 2490705 - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Externo ao Programa - 2152971 - ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHAES