Banca de DEFESA: DANIHELLEN PRINCE DIAS SIQUEIRA

DATA: 24/06/2015
LOCAL: PPGARTES
Práticas Psicopedagógicas na Educação Musical de Alunos com
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Um estudo sobre o Programa Cordas da Amazônia da
Escola de Música da Universidade Federal do Pará

Psicopedagogia, Educação Musical, TDAH, Programa Cordas da Amazônia.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Este trabalho trata sobre a importância da prática psicopedagógica na educação musical em alunos comTranstorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) inseridas no Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Fundamentou-se a partir de duas áreas do conhecimento das ciências sociais: a Psicopedagogia e a Educação Musical dialogando com teóricos abordados no PCA como VYGOTSKY, SUZUKY e PIAGET. Possui abordagem qualitativa descritiva usando como método o estudo de caso e tem por objetivo investigar as práticas existentes da psicopedagogia nas oficinas de violoncelo por meio do estudo de caso aplicado em alunos com TDAH inseridos no Projeto Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Além da investigação também descreve quais as práticas psicopedagógicas; apresenta os motivos pela qual o Programa Cordas da Amazônia desenvolveu essa prática; analisa se estão adequadas à finalidade das oficinas de violoncelo e por fim demonstra através de resultados empíricos o índice de aprendizagem musical desses alunos. A coleta de dados foi realizada no laboratório da EMUFPA e teve a participação de 24 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos divididos em duas turmas cada uma com 8 alunos típicos e 4 com transtorno dentre os quais foram selecionados 2 pares por turmas. Nessa pesquisa foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os devidos usos legais das informações e registros extraídos durante a coleta de dados. Para a realização das oficinas o PCA comportou uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de várias áreas tendo como predominância psicólogos, pedagogos, professores licenciados em música, assim como alunos de graduação e pós graduação dessas respectivas áreas. Nesse estudo adotou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental; os interlocutores da pesquisa foram: o coordenador geral do PCA que também é o coordenador do NAPNE na EMUFPA, dois monitores e quatro estudantes com diagnóstico do TDAH juntamente com seus respectivos cuidadores. Os instrumentos de avaliação foram as entrevistas e suas análises e também a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do PCA.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Notícia cadastrada em: 03/06/2015 11:19