Banca de DEFESA: TASSILA CRYSTIANE FREITAS ALBUQUERQUE

DISCENTE: TASSILA CRYSTIANE FREITAS ALBUQUERQUE
DATA: 27/06/2013
LOCAL: ICA/UFPA
TÍTULO: Educação Musical e Inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia.
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical, inclusão, música.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: Esta pesquisa objetivou compreender a dinâmica de inclusão de alunos com Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical do Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, assim como descreveu o processo de inclusão deste Programa e conheceu o tipo de inclusão desenvolvida no mesmo. Foi fundamentada com pressupostos teóricos sobre inclusão (MANTOAN, 2006, 2011), sobre educação musical (BRITO, 2011), sobre educação musical inclusiva (LOURO, 2009), sobre Transtornos do Desenvolvimento Humano e Dificuldades de Aprendizagem (DSM-IV,1992; FARREL, 2008). Foi realizada uma revisão sistemática sobre os pesquisadores que já publicaram sobre o Programa Cordas da Amazônia (FARIAS, 2009; BERNARDO, 2012; DeFREITAS, 2009; NOBRE, 2011; RODRIGUES, 2012; SILVA, 2010; TAVARES, 2010; NASCIMENTO; 2013) assim como os dispositivos legais brasileiros e internacionais sobre inclusão e garantia de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais (BRASIL, 1971, 1988, 2007, 2008, 2009, 2010). Foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, documental e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o (a) coordenador do PCA, (b) um técnico e (c) um aluno selecionado a partir de critérios estabelecidos. Os resultados foram computadorizados, organizados e descritos em forma de tabelas e quadros para análise descritiva. Os resultados mostraram que as etapas que os alunos passam, garantem o acesso de todos à educação, conforme predispõe a legislação. Ao ingressar, o professor conhece as principais características comportamentais do aluno que passou por avaliação com a equipe técnica, de forma que o professor não precise expor o aluno, mas possa desenvolver atividades que favoreçam a aquisição de comportamentos adequados esperados. Ao término da intervenção, o participante pode continuar os estudos de música, caso interesse. O PCA promove educação musical inclusiva com alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Autismo, de Síndrome de Down, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. Por fim, ao comparar as práticas identificadas no Programa com a bibliografia levantada e os teóricos utilizados, identificaram-se as práticas inclusivas desenvolvidas no PCA.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 20/06/2013 16:48