PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE ASSIS BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DE ASSIS BARROS
DATA: 30/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: auditório Arlindo Pinto-ICB/UFPA
TÍTULO:

“ECOLOGIA TRÓFICA E ESPACIAL DE TRÊS ESPÉCIES SIMPÁTRICAS DE HILÍDEOS (ANURA: HYLIDAE) EM FLORESTA TROPICAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL”


PALAVRAS-CHAVES:

Hilídeos, uso de hábitat, dieta, poça, floresta chuvosa de terra firme.


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Entender como as espécies se distribuem no ambiente e como utilizam os recursos alimentares sem que ocorra competição por recursos é uma questão bastante abordada no campo da ecologia. Anuros apresentam inúmeras estratégias alimentares, de uso de hábitat e modos reprodutivos que permitem a coexistência, além disso, são fortemente influenciados pela estrutura da vegetação e a heterogeneidade ambiental. As limitações impostas pela história evolutiva e a exploração de presas específicas pelos anuros, podem influenciar as interações entre espécies que coexistem, determinando seus períodos de atividade, fatores reprodutivos e interações predador-presa. Portanto, o objetivo do nosso trabalho é analisar como espécies similares filogeneticamente e ecologicamente (Dendropsophus melanargyreus, D. minutus e Scinax ruber) diferem no uso de hábitat, uso de substrato e na dieta. Essas espécies são comumente encontradas em uma floresta de terra firme localizada no Parque Ecológico do Gunmá, no município de Santa Barbará, região metropolitana de Belém. Para isso, serão realizadas visitas mensais a área de estudo, onde iremos identificar e registrar as poças utilizadas pelas espécies alvo. Cada poça será georreferenciada e serão registradas as seguintes informações: I) poça com presença de vegetação dentro, adjacente e distante (> 3m da poça), e, II) tipo de substrato presente nela (galhos, folhas, pedras e barro). Ao todo serão analisadas 40 poças por mês. Os indivíduos de cada espécie que forem observados ou coletados, também serão caracterizados conforme a poça onde forem encontrados, a localização da poça, o poleiro utilizado, se a espécie estava ativa (vocalizando, forrageando, amplexo, etc.) ou inativa. Esses dados de uso de hábitat e substrato serão utilizados em análises posteriores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Externo ao Programa - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Presidente - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Externo à Instituição - MIRCO SOLÉ KIENLE
Notícia cadastrada em: 16/03/2015 14:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1