PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: MARCELO JOSE STURARO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO JOSE STURARO
DATA: 26/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO PAULO CAVALCANTE-MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI
TÍTULO:

“Diversidade e evolução do lagarto Cercosaura ocellata Wagler, 1830 (Reptilia: Squamata: Gymnophthalmidae) utilizando dados morfológicos e moleculares”


PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade; evolução; lagarto; Squamata; Gymnophthalmidae; morfológicos e moleculares.


PÁGINAS: 195
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Atualmente o lagarto Cercosaura ocellata é uma espécie politípica contendo três subespécies: C. ocellata ocellata, C. ocellata petersi e C. ocellata bassleri. Essa espécie é amplamente distribuída na América do Sul, ocorrendo na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. As subespécies foram propostas em 1952 com base em um material limitado e atualmente há dúvidas quanto à identificação subespecífica em várias áreas, especialmente no Brasil Central. Uma nova revisão do grupo, testando sua monofilia e o status taxonômico das subespécies e populações até o momento não identificadas a esse nível, faz-se necessário. No presente estudo a diversidade em C. ocellata e as relações dentro do grupo são avaliadas utilizando dados morfológicos e moleculares. Além disso, diversos modelos biogeográficos são testados para estimar o cenário mais provável de diversificação nesse grupo. Nossos resultados indicam que Cercosaura ocellata é um complexo de espécies crípticas que provavelmente começou a se diversificar há cerca de 10 milhões de anos, com sucessivos eventos de diversificação internos a partir de 5,5 milhões de anos. Morfologicamente são diagnosticáveis quatro espécies nesse grupo: C. ocellata, que ocorre na Amazônia Oriental, tanto na região das Guianas, ao norte do Amazonas, como a leste do Rio Tapajós, no Pará (Brazil), ao sul deste; C. bassleri, que ocorre na Amazônia ocidental, sendo o limite leste o Rio Negro, ao norte do Rio Amazonas, e o Rio Madeira, ao sul; C. olivacea, ocorrendo no Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal; e Cercosaura sp. nov. (uma espécie ainda não descrita), ocorrendo entre os rios Purus e Xingu. Cercosaura ocellata petersi e Cercosaura humilis são sinônimos júnior de C. olivacea. Cercosaura sp. nov. é irmã do clado (C. bassleri (C. ocellata + C. olivacea)) e é a única no grupo parcialmente simpátrica com as outras três espécies. Os resultados das análises de delimitação de espécie utilizando dados morfológicos e/ou genômicos corroboram a taxonomia proposta no presente estudo. O cenário biogeográfico mais provável para o grupo C. ocellata sugere dispersão como o promotor de diversificação, sendo os rios e biomas as barreiras entre e dentro das espécies desse grupo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 256.175.988-13 - ALEXANDRE LUIS PADOVAN ALEIXO - MPEG
Interno - 728.427.926-53 - ANA LUCIA DA COSTA PRUDENTE - MPEG
Externo à Instituição - PEDRO MURILO SALES NUNES
Externo ao Programa - 2646631 - PERICLES SENA DO REGO
Presidente - 362.929.317-49 - TERESA CRISTINA SAUER DE AVILA PIRES - MPEG
Notícia cadastrada em: 26/02/2015 10:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1