PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: JOUDELLYS ANDRADE SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOUDELLYS ANDRADE SILVA
DATA: 27/05/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Apresentação Online - "Conferência web RPN"
TÍTULO:

 Distribuição da diversidade morfológica de formigas (Hymenoptera: Formicidae) na Floresta Amazônica Brasileira



PALAVRAS-CHAVES:

biodiversidade Neotopical, viés de amostragem, estruturação morfológica de formigas, insetos e macroecologia, banco de dados.


PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Apesar de insetos representarem a maior proporção de espécies animais conhecidas, na Amazônia brasileira, nosso entendimento dos padrões e mecanismos de riqueza de espécies e sua distribuição, em grandes escalas, vêm principalmente de estudos com vertebrados e plantas. Na presente Tese, pela primeira vez, descrevemos a distribuição da diversidade morfológica de um grupo de inseto amplamente diversificado em um hotspot de diversidade mundial. Para isso, extraímos medidas de caracteres morfológicos de formigas através de imagens em alta resolução ou, em alguns casos especiais, da literatura taxonômica. Ainda, obtivemos, a partir da literatua, repositórios online, instituições de pesquisa no Brasil e fontes não publicadas, dados de ocorrências de formigas na Amazônia brasileira (1817-2020), o que revelou a existência de 1067 espécies na Bacia Amazônica brasileira. No capítulo 1, descrevemos a distribuição dessa diversidade e usamos a estratificação vertical da fauna de formigas para avaliar se esta partição de habitat pode revelar padrões de estruturação morfológica de formigas na Amazônia brasileira. Os resultados encontrados neste capítulo evidenciaram amostragens fortemente influenciadas por rotas de acesso e grandes centros urbanos na região, além de um completo desconhecimento sobre formigas em mais da metade da área total da Amazônia brasileira e de suas áreas protegidas. Também não encontramos evidências de estrutura morfológica na maioria dos estratos de formigas. No Capítulo 2, fornecemos uma descrição detalhada do morfospaço de formigas e exploramos como isso ajuda a entender a estrutura morfológica de formigas na Bacia Amazônica brasileira, utilizando tipos de vegetação como template de morfologias na periferia do morfoespaço. Neste capítulo, encontramos que menos de 10% (66 espécies) das espécies de formigas registradas na região – muitas delas amplamente comuns – são responsáveis pela maior parte da variação morfológica e, portanto, conduzem a maioria das funções realizadas por formigas na floresta amazônica brasileira. Nossos resultados representam o primeiro estudo em larga escala baseado em diversidade taxonômica e de características morfológicas para um grupo de insetos nas florestas amazônicas e um ponto de partida para abordagens funcionais de insetos em estudos ecológicos de grande escala na Bacia Amazônica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FELIPE MARTELLO RIBEIRO
Externo à Instituição - MARCIO ROBERTO PIE
Presidente - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG
Notícia cadastrada em: 26/05/2021 17:01
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1