PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE SALGADO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE SALGADO DE SOUZA
DATA: 16/10/2019
LOCAL: Sala SAT 01, prédio anexo Manuel Ayres, ICB-UFPA

TAXONOMIA E FILOGENIA DO CLADO AMPHIDRAUS-MARMA (ARANEAE: SALTICIDAE: EUOPHRYINI)

Sistemática, aranhas papa-moscas, Euophryini

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

As aranhas possuem como características distintivas dentre os aracnídeos a presença de glândulas de veneno associadas às quelíceras, tarso do pedipalpo do macho modificado em órgão copulatório e apêndices abdominais modificados (fiandeiras) conectados a glândulas de seda do abdômen. Foram descritas 48.287 espécies, distribuídas em 4147 gêneros e 120 famílias. Salticidae é a família mais diversa de aranhas, com 6159 espécies descritas em 644 gêneros. Sua mais notável sinapomorfia é a presença de um par de olhos médios anteriores altamente especializados, que ocupam a parte frontal da carapaça. A tribo Euophryini corresponde a um diverso grupo de Salticidae, com aproximadamente 1000 espécies. A maioria dos gêneros que compões essa tribo possuem um embolo espiral e uma alça retrolateral no ducto espermático projetada para o centro do tégulo, porém a partir de estudos moleculares, outros gêneros foram incluídos na tribo, mesmo possuindo estruturas reprodutivas diferentes, modificadas a partir do padrão típico do grupo. Como exemplo desta condição podemos citar os gêneros Amphidraus, Marma, Nebridia e Yacuitella, que juntos formam um clado (nomeado como “Amphidraus-Marma”) de distribuição neotropical em Euophryini.  Aranhas desse clado possuem quelíceras com dois dentes promarginais e um dente fissidentado retromarginal, palpo do macho com projeções no disco embólico e condutor retrodistal no címbio e epígino sem janela. Recentemente, a descoberta de novas espécies deste clado tem sugerindo a possibilidade de Nebridia e Yacuitella comporem na verdade grupos de espécies dentro de Amphidraus. Além disso, o estudo de espécimes de Marma depositados em várias coleções, atentam para a diversidade do gênero e para a necessidade de revisão taxonômica, uma vez que ocorre com frequência uma identificação incorreta desse material a nível de espécie. Com isso, o objetivo desse trabalho é ampliar o conhecimento taxonômico para os gêneros que compõe o clado Amphidraus-Marma, elaborando uma hipótese filogenética para este clado baseada em caracteres morfológicos, com intuito de testar a monofilia de cada gênero, utilizando posteriormente estes resultados para guiar decisões taxonômicas. Pretende-se ainda reconstruir a história evolutiva dos caracteres.

Interno - 466.241.980-87 - ALEXANDRE BRAGIO BONALDO - MPEG
Interno - 1961526 - FERNANDO AUGUSTO BARBOSA SILVA
Presidente - 1877201 - GUSTAVO RODRIGO SANCHES RUIZ
Externo ao Programa - 2178377 - ROBERTA DE MELO VALENTE