PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DORA CARMELA RAMIREZ GATTY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DORA CARMELA RAMIREZ GATTY
DATA: 29/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala MAT - 02 / Anexo ao ICB - UFPA
TÍTULO:

RESPOSTAS COLONIAIS DE Melipona flavolineata (Apidae, Meliponini) ÀS VARIAÇÕES AMBIENTAIS DA ÁREA METRÓPOLITANA DE BELÉM.


PALAVRAS-CHAVES:

dinâmica colonial, fatores climáticos, grau de urbanização, meliponíneos.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

Os padrões comportamentais das abelhas sem ferrão, são essenciais para entender sua relação com os ambientes onde elas ocorrem. No entanto, tanto atividades antrópicas como a urbanização quanto as variações nos fatores climáticos, geram constantemente mudanças como resultado das adaptações nas repostas da dinâmica colonial. Entretanto, há poucos dados de como essas variações no ambiente afetam as atividades tanto internas como externas das colônias, especialmente a coleta de alimentos, a taxa de consumo destes, e as taxas de reprodução. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar se se os fatores estruturais do ambiente como grau de urbanização e cobertura vegetal, têm influência sobre as respostas comportamentais das abelhas, tanto nas atividades externas como internas, e definir que fatores climáticos influenciam nessas atividades. Para isso caracterizaremos três pontos de amostragem na área metrolitana da cidade de Belém categorizadas pelo grau de urbanização. Coletaremos dados de temperatura, umidade e intensidade de luz em cada ponto; assim como dados de forrageamento, flutuação de recursos alimentares e taxas de reprodução de um total de doze colônias. Posteriormente os dados serão analisados com analises de variância (ANOVA) e de covariância (ANCOVA).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Presidente - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Interno - 055.240.458-65 - TEREZA CRISTINA GIANNINI - ITV
Notícia cadastrada em: 27/03/2019 15:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2